Pesquisa em ensino

Marco Antonio Moreira, Ivanise Maria Rizzatti

Resumo


Este texto é uma adaptação de uma apresentação em PowerPoint, sobre a pesquisa em ensino, dirigida a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores. Portanto, é um texto bastante esquemático, resumido e, muitas vezes, apenas destacando certos aspectos da pesquisa em ensino, sem entrar em detalhes, mas são dadas as referências pertinentes.

Palavras-chave


Pesquisa em ensino. Pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa. Compatibilidade paradigmática. dificuldades e desafios

Texto completo:

PDF

Referências


BERICAT, E. La Integración de los Métodos Cuantitativo y CualitativoenlaInvestigación Social.Barcelona: Editorial Arriel, 1998.

DONOVAN, M. S. Generating improvement through research and development in education systems.Science, Vol. 340, 317-319, 2013.

ERICKSON, F. Qualitative Methods of Research on Teaching.In Wittrock, M.C. (Ed.).Handbook of Research on Teaching. (3rd. ed.) New York: Macmillan Publishing Co., 1986.

FIRESTONE, W. A. Meaning in method: The rhetoric of quantitative and qualitative research. Educational Researcher, 16(7): 16-21, 1987.

GOWIN, D.B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981.

JACOB, E. Qualitative research traditions: a review. ReviewofEducationalResearch, 57(1): 1-50, 1987.

KERLINGER, F. N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo e Brasília: EPU – EDUSP e INEP, 1980.

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. Pesquisa qualitativa em educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: o Vê epistemológico de Gowin. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1990.

MOREIRA, M.A. A pesquisa em educação em ciências e a formação permanente de professor de ciências. In Sánchez, J.M., Oñorbe T. y Bustamante, G. I. (Eds.) Educación Científica. Servicio de Publicaciones de laUniversidad de Alcalá, 1998.

MOREIRA, M.A. Pesquisa básica em educação em ciências: uma visão geral. Revista Chilena de Educación Científica, 3(1): 10-17, 2004.

SMITH, J. K. Quantitative versus qualitative research: an attempt to clarify the issue. Educational Researcher, 12(3): 6-13, 1983.

WIEMAN, C. (2013). Grand Challenge: Undergraduate teaching. Science, Vol. 340: 292-296, 2013.

WIEMAN, C. et al. Grand Challenges in Science Education. Science, Vol. 340: 291-323, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Rev.Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn)

e-ISSN 2675-4258

Ano de fundação: 2020