O pensamento matemático na perspectiva significativa: uma revisão de estudos científicos

  • Fabiana Moreno das Neves
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Unilasalle
  • Idio Fridolino Altmann

Resumo

O artigo pretende apresentar uma revisão de estudos científicos sobre pensamento matemático. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação mediante consultas realizadas nas plataformas Capes Teses e Dissertações, Capes Periódicos e BDTD com o descritor pensamento matemático. Após a análise, os resultados apontam que se faz necessária a abordagem de resolução de problemas desde os anos iniciais. Dessa forma, será possível desenvolver o raciocínio lógico de forma significativa e facilitar a compreensão tanto do pensamento numérico, quanto do algébrico, propiciando,aos discentes, maior familiaridade com os conceitos ao ingressarem no Ensino Fundamental II.
Publicado
jul 11, 2020
Como Citar
NEVES, Fabiana Moreno das; JUNG, Hildegard Susana; ALTMANN, Idio Fridolino. O pensamento matemático na perspectiva significativa: uma revisão de estudos científicos. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S.l.], jul. 2020. ISSN 2675-4258. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RevIn/article/view/1871>. Acesso em: 01 dez. 2022.

Palavras-chave

Pensamento matemático. Aprendizagem. Matemática.