Avaliação das aprendizagens no ensino médio: um estudo em duas escolas do interior paulista

Joao Carvalho Dias, Raquel Lazzari Leite Barbosa

Resumo


Este artigo apresenta resultados obtidos mediante o mapeamento da avaliação das aprendizagens de duas escolas do estado de São Paulo, região da cidade de Assis. Tais escolas foram selecionadas de acordo com seus rendimentos no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), do ano de 2013. O objetivo do trabalho foi descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas no nível médio de ensino de escolas públicas da região de Assis (SP) e verificar se existem diferenças significativas entre as duas escolas pesquisadas que justifiquem as diferenças encontradas nos resultados do SARESP. A metodologia foi qualitativa baseada em observações em salas de aula do ensino médio, questionários e entrevistas com alunos e docentes. Como resultado verificamos diferenças significativas entre as duas escolas quanto às práticas pedagógicas e avaliativas adotadas pelos docentes. Assim sendo, foi possível estabelecer relações importantes entre essas práticas que refletem nos resultados alcançados no SARESP. Destacamos também a importância de discussões que envolvam professores e alunos acerca das práticas pedagógicas dos docentes, sobretudo de avaliação, a fim de relacioná-las com o sucesso ou fracasso escolar de seus alunos. 


Palavras-chave


Avaliação das aprendizagens; Avaliação Formativa; Ensino Médio; Formação de Professores

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Referências


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Ano de fundação: 2015

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