Formação docente e o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Matemática na Educação Básica: uma possibilidade!

Danilo Augusto Ferreira de Jesuz, Rafhael Henrique Fraga Izidoro, Cely Kaori Hirata, Ana Lucia Pereira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma proposta de Formação Docente para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de matemática, por meio do software GeoGebra. A proposta faz parte de um projeto de extensão, desenvolvido no Instituto Federal do Paraná de Jaguariaíva. O projeto é desenvolvido por meio de encontros mensais e tarefas realizadas em um ambiente virtual, tendo como referencial teórico o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo), onde o sucesso da prática educacional mediada por uma TDIC está condicionado à capacidade que o docente tem de relacionar três aspectos: conhecimento científico, pedagógico e tecnológico. Como resultados iniciais, destacamos que o projeto se revela interessante, à medida que promove ação formativa, articulando conhecimentos científicos e tecnológicos e ainda oportuniza aos cursistas momentos de discussão sobre estratégias pedagógicas e trocas de experiências para o uso do software nas aulas. 


Palavras-chave


Formação de Professores; TDIC; TPACK.

Texto completo:

PDF

Referências


BALDINI, L. A. F. Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilização do software GeoGebra. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, 2014.

BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática, aprendizagem significativa e tecnologias: articulações em diferentes contextos educacionais. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina – UEL. Londrina, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FAHD, W. C. B.; MOREIRA, D. M. SILVA; A. Z. O uso das TIC na Educação: da formação à atuação docente. In: CONINTER – Congresso Internacional interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2013. Belo Horizonte, 2013.

FRAGA, L. B. F. F. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de língua estrangeira. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, 2013.

JESUZ, D. A. F. Desenvolvendo o conceito de áreas: uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, 2015.

JESUZ, D. A. F.; PENTEADO, D. R. Explorando conceitos de geometria euclidiana plana e funções quadráticas por meio do software GeoGebra. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Número extraordinário, p. 1455-1463, 2016.

JESUZ, D. A. F.; ROMEIRO, N. M. L.; BACCON, A. L. P. Uma proposta para o ensino de áreas de quadriláteros irregulares na educação básica. V Simpósio Nacional do Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, 2016.

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; CAIN, W. What is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, v. 3, n. 193, p. 13-19, 2013.

LANG, A. M. R.; GONZALES, F. J. A Proposta Teórica do Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo e a (sub)utilização das TIC na educação básica. Congreso Iberoamericano de Ciência, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires, 2014.

MARTINS, Z. As TIC no ensino-aprendizagem da Matemática. Anais do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. Portugal. p. 2727-

-2742, 2009.

MISHRA, P. KOEHLER, M. J. Introducing Pedagogical Content Knowledge. Annual Meeting of the American Educational Research Association. New York, 2008.

MISHRA, P. KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for integrating technology in teacher knowledge. Teacher College Record, v. 1089, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

SCHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research. Washington, v. 12, n. 2, p. 4-14, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.