Didática na formação inicial de professores: concepções e práticas de professores formadores na visão de estudantes

Giseli Barreto da Cruz, Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Cecília Silvano Batalha, Jules Marcel

Resumo


O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no período de 2012 a 2015, denominada “A Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição identitária de futuros professores”. O estudo buscou investigar as contribuições dos saberes profissionas docentes, no que se refere ao que faz o professor formador, em Didática, para contribuir para o aprendizado da docência. No que se refere aos expoentes teóricos quanto à reflexão acerca do ensino e da Formação de Professores, encontram-se Shulman (1986; 2004), Gauthier (1998), Cochran Smith & Lytle (1999) e Roldão (2007). Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário e realizado grupos de discussão. Este artigo se dedica estritamente as análises dos dados obtidos com a realização do grupo de discussão, que contou com a presença de alunos dos cursos de Educação Física (EDF), História (HIS) e Pedagogia (PED), cujo objetivo expressa-se em analisar os conhecimentos sobre a docência, construídos através do estudo de Didática.  Os resultados apontam: diversidade de estratégias de ensino empreendidas pelo professor formador das disciplinas de Didática; falta de diálogo entre as disciplinas referentes à Didática “Geral", à Didática “Específica" e às demais disciplinas dos cursos em questão; a importância conferida pelos alunos à experiência do professor de Didática na escola básica; a contribuição que as práticas do professor formador oferecem à constituição identitária do licenciando; e, ainda, a ênfase na formação, em alguns cursos, no conteúdo específico da matéria a ser ensinada, relegando à margem os conhecimentos próprios de outros componentes da base de conhecimentos docentes, como o conhecimento pedagógico geral e específico da matéria lecionada.


Palavras-chave


Didactics; Teachers training; Pedagogy; Physical education; History.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr., 2010.

CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learningin communities. Review of Research in Education, n. 24, 1999, p. 249-305. Traduzido por GEPFPM (FE/UNICAMP).

CRUZ, G. B. da; ANDRÉ, M. E. D. A. O ensino da Didática e o aprendizado da docência na visão de professores formadores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 12, p. 77-99, 2012.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2010. (Relatório de pesquisa)

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí : Ed. Unijuí, 1998.

LIBÂNEO, J. C. O campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008 [p. 234-251].

LUDKE, M.; BOING, L A. Do trabalho à formação de professores. Cad. Pesqui. 2012, vol.42, n.146, pp. 428-451.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L.S.Shulman. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 33-49, 2004

ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V. 12, n. 34, 2007. [p. 94-181]

SHULMAN, L. Those who understand: Knowledge growth in teaching Educational, v.15, n.2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform (1987) In: SHULMAN, L. (org). The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco, Jossey-Bass, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.