A diversidade na escola e o diálogo enquanto exigência

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UFSCar – Sorocaba

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma reflexão acerca da presença da diversidade na escola e a necessidade do compromisso do educador com o desenvolvimento dos educandos, tendo como pressuposto o atendimento à diversidade e o diálogo como uma mediação e uma exigência. A construção do artigo se deu por meio do estudo de pesquisa bibliográfica, em especial em Paulo Freire, e conclusões a partir da visão da autora, em sua experiência como professora e atualmente, como Supervisora de Ensino em escolas públicas, tendo como referência a necessidade de se construir o respeito à diversidade na escola. Nesta perspectiva se propõe esta reflexão que deve servir de apoio para que a diversidade seja enfrentada pelos diferentes atores do espaço escolar, buscando através do diálogo mediar condições adequadas para todos os educandos.O resultado esperado com o presente artigo é a possibilidade e a necessidade de uma revisão pessoal dos educadores e dos profissionais da escola como um todo, acerca da realidade vivida pelos educandos nas escolas públicas brasileiras, onde a falta de aceitação das diferenças, reforça as desigualdades dentro da escola e na sociedade, o que aumenta ainda mais as relações injustas de poder dentro e fora da escola
Publicado
mar 14, 2017
Como Citar
RIBEIRO, Elidia Vicentina de Jesus. A diversidade na escola e o diálogo enquanto exigência. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 7-13, mar. 2017. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/668>. Acesso em: 28 set. 2022.
Seção
ARTIGOS