Método educacional psicodramático na formação inicial de professores: identificação e ruptura de noções dos estudantes sobre práticas docentes

  • Maisa Helena Altarugio Universidade Federal do ABC

Resumo

Este artigo apresenta um relato e uma discussão acerca de uma experiência pedagógica inovadora realizada em duas turmas da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, obrigatória do curso de formação inicial de professores de uma universidade pública de São Paulo (Brasil). Utilizando o Método Educacional Psicodramático de Maria Alícia Romaña (1992) e a técnica de Construção de Imagens (Rojas-Bermúdez,1980), foi possível revelar as contribuições de um método de ensino ativo para identificar e auxiliar na ruptura das noções dos alunos sobre ensino, aprendizagem, práticas docentes e o papel do professor. Os resultados, obtidos a partir das produções dos alunos, foram discutidos à luz da noção de conserva cultural (Moreno, 2013) e dos referenciais teóricos de Perrenoud (2002) e Tardif & Raymond (2000) sobre rotinas e crenças docentes. Como conclusão, alertamos para a necessidade e a importância do esforço dos formadores em tratar dessas visões nos cursos de formação inicial de professores, auxiliando os alunos na tomada de consciência e no desenvolvimento de profissionais mais reflexivos e criativos.
Publicado
dez 14, 2016
Como Citar
ALTARUGIO, Maisa Helena. Método educacional psicodramático na formação inicial de professores: identificação e ruptura de noções dos estudantes sobre práticas docentes. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 95-109, dez. 2016. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/603>. Acesso em: 28 set. 2022.
Seção
ARTIGOS