Curso de Pedagogia, desenvolvimento profissional e a profissionalização docente

  • Nascimento Sousa Franc-Lane UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - FACEMA

Resumo

Neste artigo discutimos sobre as dificuldades provenientes da formação inicial em vista do desenvolvimento profissional e às possibilidades do curso de Pedagogia formar o professor na perspectiva do ensinar-aprender para trabalhar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Partimos do seguinte problema de pesquisa: como o curso de Pedagogia está formando o professor para o ensinar-aprender tendo em vista a profissionalização docente. Como objetivo: analisar o processo formativo do curso de Pedagogia sobre a aprendizagem da docência evidenciando as percepções dos futuros professores sobre a sua profissão. Nesta pesquisa qualitativa, utilizamos como técnica a observação e como instrumento o questionário para os estudantes. Fundamentamo-nos em teóricos como: Marcelo Garcia (1999); Nóvoa (1995); Brandão e Dias (2014); Imbernón (2001); Libâneo (2004); Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004); Nascimento (2015); entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que o curso de Pedagogia está deixando a desejar na perspectiva da construção de saberes ou a consolidação do ensinar-aprender, relativos ao desenvolvimento profissional para a profissionalização docente. Entendemos que educação de qualidade exige a participação de um professor bem formado com as competências necessárias para transformar o discurso pedagógico em práxis. Sugerimos maior reflexão sobre a formação inicial, desenvolvimento profissional e o ensinar-aprender que colaboram com a profissionalização docente.
Publicado
dez 14, 2016
Como Citar
FRANC-LANE, Nascimento Sousa. Curso de Pedagogia, desenvolvimento profissional e a profissionalização docente. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 34-55, dez. 2016. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/513>. Acesso em: 28 set. 2022.
Seção
ARTIGOS