Formação do professor do ensino fundamental - anos iniciais: inquietações acerca da prática de ensino

Roberta Abreu, Dídima Maria de Mello Andrade

Resumo


Essa investigação aborda as dificuldades dos estagiários do curso de Pedagogia no que se refere ao domínio dos conteúdos específicos das disciplinas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, durante a realização das atividades de Estágio Supervisionado. A metodologia utilizada além, do levantamento bibliográfico, se consubstanciou através das observações participantes, relatos, registros escritos e de imagens.  O interesse pela temática se materializou quando do nosso exercício como docentes do componente curricular Estágio Supervisionado. O presente estudo contou com o apoio financeiro da Universidade do Estado da Bahia e concluiu que as dificuldades encontradas pelos estagiários/ professores no que se refere ao domínio dos conteúdos é consequência da desarticulação entre a realidade prática e os conteúdos acadêmicos do futuro professor e da separação entre as disciplinas específicas e as pedagógicas.

Palavras chave: Formação de professores; prática de ensino; conteúdos curriculares

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.