O ato didático e o currículo em ação: aproximações necessárias na formação de professores

  • Sandra Faria Fernandes Universidade Católica de Santos
  • Rosana Aparecida Ferreira Pontes Universidade Católica de Santos

Resumo

Este texto tem por objetivo defender uma aproximação entre Currículo e Didática na formação de professores, destacando o ato didático como currículo em ação. No intuito de compreender como o ato didático constitui-se em currículo em ação, identifica as principais correntes teóricas que vêm influenciando o Currículo desde o início do século XX, dialogando com importantes pensadores da educação e do currículo, como Hamilton, Lopes, Macedo, Silva, Goodson, Fourquin, Moreira, Apple, Giroux. A seguir, com base em autores da área de formação de professores e didatas importantes, como Nóvoa, Freitas, Charlot, Pimenta, Franco, Fusari, discute as tensões e contradições que circundam o ato didático, em busca de identificar alternativas emancipatórias para a ação docente. Ao trazer dados de pesquisas na área do Currículo e da Didática, conforme Fernandes e Pontes, ressalta a importância da participação dos professores na elaboração e na implementação de propostas curriculares; bem como reafirma o professor como principal a(u)tor do ato didático, com poder de criar e recriar didaticamente, de modo multidimensional, conteúdos e formas de ensinar. Nesse sentido, justifica o ato didático como currículo em ação. O texto é permeado pelo pensamento de Freire que indica o caminho da práxis pedagógica, a fim de promover a aproximação entre Currículo e Didática, integrando teoriaeprática, ensinoeaprendizagem, políticaeprática, açãoreflexãoação.
Publicado
dez 14, 2016
Como Citar
FERNANDES, Sandra Faria; PONTES, Rosana Aparecida Ferreira. O ato didático e o currículo em ação: aproximações necessárias na formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 110-130, dez. 2016. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/402>. Acesso em: 28 set. 2022.
Seção
ARTIGOS