A formação ético-deontológica, parente pobre na formação de professores?

  • Maria Teresa Estrela Universidade de Lisboa
  • Maria Rosa Afonso

Resumo

Partindo do princípio da importância da formação ética e deontológica dos professores como condição do seu profissionalismo, em especial num tempo de grande pressão normativa sobre as escolas e os docentes, quisemos analisar os princípios orientadores dessa formação consagrados na legislação portuguesa pós-Processo de Bolonha, o tipo de profissionalismo que eles veiculam e o modo como são transpostos para os planos curriculares dos mestrados de ensino de instituições de formação. Encontrámos desfasamentos evidentes em relação à legislação e grande variabilidade na transposição da legislação para os planos de formação. As maiores semelhanças dizem respeito aos objectivos – quando eles aparecem definidos. Concluímos que, de forma geral, a formação ética dos professores é uma espécie de parente pobre do processo de formação de professores, quando as preocupações legislativas se orientam para a formação nas áreas disciplinares e didácticas de ensino, sem dúvida indispensável, mas desvirtuadas pela pressão economicista de rentabilidade e competitividade do ensino e da formação.
Publicado
mar 4, 2016
Como Citar
ESTRELA, Maria Teresa; AFONSO, Maria Rosa. A formação ético-deontológica, parente pobre na formação de professores?. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 10-34, mar. 2016. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/235>. Acesso em: 28 set. 2022.
Seção
ARTIGOS