Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores

  • Bento Cavadas Instituto Politécnico de Santarém
  • Marisa Correia Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise das conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Neste estudo qualitativo de natureza interpretativa e exploratória, participaram 12 professores que frequentaram a unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores de um mestrado. Foram analisadas as suas produções escritas sobre as características dos ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. A análise de conteúdo permitiu identificar diferenças nas conceções dos professores sobre esses ambientes, tendo em conta o modo como percecionam o seu papel e o dos alunos, o conhecimento de conteúdo, a gestão das aprendizagens, os recursos educativos e a organização do espaço.
Publicado
jul 17, 2020
Como Citar
CAVADAS, Bento; CORREIA, Marisa. Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1873>. Acesso em: 01 dez. 2022.

Palavras-chave

Ambientes Educativos Inovadores. Ambientes Educativos Tradicionais. Conceções dos professores.