Memórias, reflexões e ressignificações: o ensino de ciências naturais na formação de pedagogos

  • Luis Eduardo Alvarado Prada Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Ana Karoline Rodrigues da Silva
  • Nadiane Maria da Silva Tibúrcio

Resumo

O artigo traz uma narrativa de um processo de aprendizagem para a docência, intencionando propiciar reflexões acerca do Ensino de Ciências Naturais na formação de Pedagogos, a partir das “memorias” e outros elementos metodológicos da “Pesquisa Coletiva”. Mediante estas memórias, os dados são construídos; coletando-os sistematizando-os e analisando-os, de modo a contribuir para ressignificações coletivas dos processos metodológicos da formação de docentes. Intenciona também, possibilitar acesso aos leitores sobre acontecimentos e produções dentro da Universidade, para inspirar reflexões sobre metodologias nos processos de aprendizagem dos professores em formação e, estimular processos coletivos de pesquisa-formação, em vez de competiçõesacadêmicas.
Publicado
jul 14, 2020
Como Citar
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; SILVA, Ana Karoline Rodrigues da; TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva. Memórias, reflexões e ressignificações: o ensino de ciências naturais na formação de pedagogos. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1872>. Acesso em: 01 dez. 2022.

Palavras-chave

Metodologia de ensino. Memórias. Formação docente. Pesquisa Coletiva.Pesquisa-formação.