Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de Vygotsky

  • Marcos Vinicios Rabelo Procopio Universidad Castilla-la Mancha - UCLM
  • Leandra Vaz Fernandes Catalino Procopio Universidad Autónoma de Madrid - UAM
  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás

Resumo

A Física tem uma relação direta com a dificuldade de aprendizagem se forem considerados os elevados índices de desistência, reprovação, abandono ou troca de curso. Uma discussão que leve em consideração, as condições que permeiam esses fatos, pode estar ligada diretamente às estratégias de ensino e aprendizagem. Sem apontar como culpados a nenhum dos atores que compõe essa problemática (alunos e professores), o diálogo a seguir analisa, à luz dos postulados de aprendizagem e desenvolvimento e de formação de conceitos espontâneos e científicos discutidos por Vygostsky, como uma possibilidade de se compreender as interfaces desta problemática que envolve os alunos de Física.
Publicado
jul 8, 2020
Como Citar
PROCOPIO, Marcos Vinicios Rabelo; PROCOPIO, Leandra Vaz Fernandes Catalino; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Diálogo sobre a aprendizagem da física sob o olhar das considerações de Vygotsky. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1867>. Acesso em: 01 dez. 2022.

Palavras-chave

Física, conceitos, ensino, aprendizagem, desenvolvimento