Despertando emoções nos anos iniciais do ensino fundamental através da aprendizagem da matemática

  • Fabiana Moreno das Neves Universidade La Salle - Unilasalle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Unilasalle
  • Idio Fridolino Altmann Universidade La Salle - Unilasalle

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em refletir sobre a metodologia da aprendizagem ativa para a matemática nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que buscou seus dados em uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foi possível verificar que essa metodologia acrescenta possibilidades de desenvolvimento aos envolvidos, oportunizando prazer em fazer novas descobertas. Através dessa metodologia, recursos e ambiente podemos despertar a curiosidade e as emoções dos educandos, desenvolvendo o pensamento matemático por meio da resolução de problemas e compreensão da importância do universo numérico, conferindo-lhe os respectivos significados.
Publicado
jun 15, 2020
Como Citar
MORENO DAS NEVES, Fabiana; JUNG, Hildegard Susana; FRIDOLINO ALTMANN, Idio. Despertando emoções nos anos iniciais do ensino fundamental através da aprendizagem da matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jun. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1826>. Acesso em: 30 nov. 2022.

Palavras-chave

Palavras-chave: Ensino da Matemática. Metodologias inovadoras. Aprendizagem ativa.