Olhares sobre a proposta de reorganização do currículo do ensino médio na rede estadual paulista

  • Flávio Nunes dos Santos Júnior Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Num cenário de pandemia, o governo do estado de São Paulo lançou para consulta pública por intermédio de sua Secretaria de Educação a versão preliminar do documento curricular do Ensino Médio. O artigo submete ao escrutínio o documento com vistas a identificar o discurso que se pretende hegemonizar. A proposta lançada carece de profundidade de discussão acerca de seus principais pontos, não esconde a vontade de intensificar no serviço público a organização das grandes corporações empresariais; acena para uma educação atenta às demandas imediatas do mercado de trabalho; exalta uma prática pedagógica meramente técnica e abandona a promoção da criticidade coletiva.
Publicado
jun 10, 2020
Como Citar
SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes dos; NEIRA, Marcos Garcia. Olhares sobre a proposta de reorganização do currículo do ensino médio na rede estadual paulista. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jun. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1824>. Acesso em: 30 nov. 2022.

Palavras-chave

currículo; discurso; Ensino Médio