A pesquisa na formação do professor de matemática

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Caique Oliveira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo objetiva analisar como as três licenciaturas presenciais em Matemática, ofertadas no município de Barreiras-BA, apresentam em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) a pesquisa como elemento presente na formação do professor de Matemática e entender os reflexos dessa organização curricular para a formação desse professor, enquanto pesquisador. Esta pesquisa qualitativa, do tipo documental, analisou os dados a partir da Análise de Conteúdo (AC). Assim, ao longo dos PPC analisados, observamos que as três instituições buscam articular a tríade ensino, pesquisa e extensão e consideram a pesquisa enquanto espaço de formação importante para reflexão e construção da identidade docente.
Publicado
jul 1, 2020
Como Citar
SILVA, Américo Junior Nunes da; OLIVEIRA, Caique. A pesquisa na formação do professor de matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], jul. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1749>. Acesso em: 30 nov. 2022.

Palavras-chave

Formação de professores. Pesquisa. Educação Matemática.