Aprendizagem docente online

  • Pedro Demo Universidade de Brasília - UNB

Resumo

Tomo neste remix como referência a obra editada por Falk & Drayton sobre comunidades profissionais de aprendizagem online para professores, com o intuito de realçar com todas as cores possíveis a importância da formação docente (original e continuada) para a qualidade da aprendizagem escolar. Tornou-se cada vez mais claro que a inclusão digital mais promissora começa com o professor: enquanto ele mesmo não souber aprender usando computador e internet, a escola não consegue entrar nessa onda, mesmo que tenha laboratório de informática, computador por aluno, softwares disponíveis, etc. Uma razão forte para isso é que a “tecnologia” mais indispensável na escola é o professor. Levando-se em conta que novas tecnologias avançam sem parar e com visível agressividade de mercado neoliberal, a escola precisa preparar seus professores, impreterivelmente, sob risco de ficar fora da história contemporânea. É sempre um problema se todos os professores irão aderir a este desafio, já que muitos – ou pelo menos alguns – não se sentem mais motivados a “mudar de vida”, no sentido de incorporar habilidades digitais de aprendizagem. Respeitando esta posição, cabe, pelo menos, garantir oportunidade de acesso e desempenho aos que querem enfrentar a situação
Publicado
nov 13, 2015
Como Citar
DEMO, Pedro. Aprendizagem docente online. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 35-49, nov. 2015. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/174>. Acesso em: 28 set. 2022.
Seção
ARTIGOS