PARFOR/História e a formação de professores: relatos de experiência em Nova Esperança do Piriá (Pará, 2012-2016)

Edilson Mateus Costa da Silva, Elias Diniz Sacramento

Resumo


O presente texto busca estabelecer reflexões sobre a prática de formação docente em História no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). São abordados dificuldades e sucessos no desenvolvimento das tarefas curriculares básicas e as percepções dos alunos sobre o processo em questão presentes em documentos produzidos ao longo do curso. Em especial, estabeleceremos relatos de experiência localizados no município de Nova Esperança do Piriá (Pará) e enfrentada pelos alunos/professores em formação no período entre 2012 e 2016.

Palavras-chave


Formação de professores. PARFOR. Ensino de História. Nova Esperança do Piriá.

Texto completo:

PDF

Referências


BENTO, Maria Aparecida da; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Daniela Martins Pereira. Educação na região Norte: apontamentos iniciais. Revista Antropológica (online), v. 5, p. 140-175, 2015.

COELHO, Wilma de Nazaré Baia; SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de N. Barbosa e. Educação e Diversidade na Amazônia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

FONTES, Edilza. Memória e História da interiorização da UFPA: quando a memória constrói uma história coletiva. Revista Fronteiras, Florianópolis, v. 20, p. 93-114, 2012.

GOMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e sua formação. 2 ed. Lisboa: Publicações D. Quixote/ Instituto de Inovação Educacional, 1995

IANNI, Otávio. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Petrópolis: Vozes, 1981.

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Estado, Bandidos e heróis: utopia e luta na Amazônia. Belém: Ed. CEJUP, 1997.

NÓVOA, Antonio (org.). Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.