O currículo cultural de Educação Física: princípios, procedimentos didáticos e diferenciações

Marcos Ribeiro das Neves, Marcos Garcia Neira

Resumo


O artigo tem como objetivo situar o leitor sobre os princípios e procedimentos didáticos que caracterizam o currículo cultural de Educação Física e suas diferenciações em relação às demais propostas da área. O processo de diferenciação se faz necessário porque cada currículo tem como desejo influenciar na formação de um determinado sujeito, posicionando-o em meio a uma cadeia discursiva. No currículo cultural, o que está em jogo é um ensino que potencializa as diferenças no interior da cultura e contribui na formação de identidades solidárias, pressuposto para a construção de uma sociedade democrática e menos desigual.

Palavras-chave


Currículo; Diferença; Culturas; Educação Física

Referências


CANEN, Ana; OLIVEIRA, Angela Maria Araújo. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação. n. 21, p. 61-74, 2002.

ESCUDERO, Nyna Taylor Gomes. Avaliação da aprendizagem em educação física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2011.

LAROSSA, Jorge. Tecnologias do Eu. In: SILVA. Tomaz Tadeu. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 35-86.

McLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

MÜLLER, Arthur. Avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2016.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018.

NEVES, Marcos Ribeiro das; ESCUDERO, Nyna Gomes. Zum zum zum zum capoeira mata um. In: NEIRA, M. G.; LIMA, M. E.; NUNES, M.F. (Orgs.). Educação Física e culturas: Ensaios sobre a prática. São Paulo: FEUSP, 2012, p. 49-64.

SANTOS, Ivan Luiz.; NEIRA, Marcos Garcia. A tematização no ensino da Educação Física. In: NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 149-166. (Coleção A reflexão e a prática no ensino médio, v. 4).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.