Formação de professores, ensino primário e qualidade educativa em Angola: vazios e pontes na relação

  • António Luis Julião Universidade Katyavala Bwila, Angola

Resumo

O presente texto apresenta reflexões sobre as pontes e vazios na relação entre os processos de formação de professores e o desenvolvimento do currículo do ensino primário em Angola. A partir de uma óptica dialéctico-reflexiva e crítica discutimos a necessidade da formação de professores compaginável ao contexto educacional hodierno. Este estudo veio, assim, questionar as relações problemáticas e complexas entre o design curricular de formação de professores e o desenvolvimento do currículo do ensino primário em Angola, exigindo uma perspectiva de formação globalizante e contextualizante, com recurso às novas tecnologias, capaz de garantir a qualidade educativa em Angola.
Publicado
abr 4, 2020
Como Citar
JULIÃO, António Luis. Formação de professores, ensino primário e qualidade educativa em Angola: vazios e pontes na relação. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], abr. 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1593>. Acesso em: 01 dez. 2022.

Palavras-chave

Formação de professores. Ensino primário. Qualidade de ensino