O ensino da Filosofia na formação em Educação Física: uma análise na Universidade Federal de Viçosa / MG

  • Pedro de Oliveira Milagres Graduado em Educação Física e mestrando em Educação na Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/Minas Gerais, Brasil.
  • Katiele Picolo Dadalto Graduada no Departamento de Educação Física da Universidade federal de Viçosa.
  • Marizabel Kowalski Professora associada do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este estudo objetiva refletir acerca da disciplina de filosofia ofertada no curso de graduação em Educação Física na Universidade Federal de Viçosa/MG, tecendo críticas pertinentes à formação. Metodologicamente, foi realizado observações e análises do processo de formação/avaliação de 92 alunos matriculados. Os resultados mostraram que 38,05% dos alunos tiveram reprovação direta, 31,52% aprovados e 30,43% pendentes do exame final. Conclui-se que instrumentos de ensino devem ser implementados para maior aproximação com o campo profissional, além de repensar o espaço-temporal em que a disciplina é ofertada, a fim de amenizar os fatores que impactam negativamente no aprendizado dos conteúdos.
Publicado
mai 21, 2020
Como Citar
MILAGRES, Pedro de Oliveira; DADALTO, Katiele Picolo; KOWALSKI, Marizabel. O ensino da Filosofia na formação em Educação Física: uma análise na Universidade Federal de Viçosa / MG. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], maio 2020. ISSN 2447-8288. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1566>. Acesso em: 01 dez. 2022.

Palavras-chave

Filosofia; Educação Física; Graduação; Formação