Pedagogia Freinet e alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças e professores

Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo, Cinthia Vieria Brum Lima, Daniela Dias dos Anjos

Resumo


Este artigo apresenta as potencialidades e atualidades da pedagogia Freinet. Resulta de reflexões sobre a prática de professoras que, encontraram em Freinet, nspiração para pensar numa proposta educativa emancipadora. Apresentamos um breve histórico sobre Celèstin Freinet. Relatamos o trabalho de duas professoras alfabetizadoras da rede municipal de Campinas –SP e, por fim, a experiência de trabalho com instrumentos freinetianos com alunos do curso de Pedagogia em uma universidade particular do interior de São Paulo, na disciplina: Teoria e prática da alfabetização. O que une estas experiências é a temática da alfabetização e o trabalho com os instrumentos desta pedagogia.


Palavras-chave


Alfabetização. Pedagogia Freinet. Práticas pedagógicas.

Texto completo:

PDF

Referências


FONTANA, R. A. C. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FREINET, C. A Educação pelo Trabalho. Tradução: Maria E. Galvão G. Pereira. São Paulo. Editora Martins Fontes, 1998 (edição francesa, 1949)

___________. Técnicas Freinet na Escola Moderna. Editorial Estampa, Portugal, 1964.

___________. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da Escola popular. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FREINET, Elise. O itinerário de Célestin Freinet: nascimento de uma pedagogia popular. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1979.

OLIVEIRA, A.M.M. Célestin Freinet – Raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1995.

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.