Pedagogia de Freinet e o ensino superior: dilemas e estratégias

Alzira Maria Quiroga

Resumo


O presente artigo discuti os dilemas da formação de professores no Ensino Superior no Brasil, em especial nos cursos de Pedagogia, e apresenta as contribuições do uso dos instrumentos da Pedagogia Freinet, como: aula-passeio, livro da vida, jornal de parede, na disciplina “Organização Curricular da Educação Infantil”, realizada pela autora no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff, localizado em Ibirité, MG.

Palavras-chave


pedagogia Freinet. formação docente. técnicas Freinet

Texto completo:

PDF

Referências


FERREIRA, G.M. Palavra de professor(a) – tateios e reflexões na prática da Pedagogia Freinet. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

MENDOZA, A. M. Q.. Associação Educativa Pés no Chão: trajetória inicial de uma proposta pedagógica de trabalho cooperativo. Dissertação de mestrado. PUC-Minas, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação – Mestrado em educação. Disponível em: http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_ConsItem.html

TONUCCI, F. Com olhos de criança. Porto Alegre: ARTMED, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.