Minhas aulas de didática no curso de Pedagogia: um relato de caso numa visão progressista de educação

Leila Arruda Fernandes Arruda

Resumo


Este artigo narra de forma reflexiva, a experiência metodológica vivida no ensino de Didática em curso noturno de Pedagogia de duas faculdades particulares da região de Bauru. Em particular, essas experiências colocaram em prática as Pedagogias de Freinet e Paulo Freire em muitos de seus aspectos e ideias da Pedagogia Histórico-crítica. Relatou-se ainda elementos da vida profissional da autora e a forma como esses autores foram constituindo sua prática. A autora desafia com seus textos os leitores a se apropriarem das ideias dos autores em busca de uma prática cada vez mais politizada.

Palavras-chave


Pedagogia Freinet. Paulo Freire. Pedagogia Histórico-crítica

Texto completo:

PDF

Referências


FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da Escola Moderna.Lisboa, Editorial Estampa,1975.

FREINET, Élise. O Itinerário de Célestin Freinet.Livraria Francisco Alves Editora S.A. ,1979.

FREIRE, Madalena Freire Wefford (coord). Observação, Registro, Reflexão: instrumentos metodológicos I. Série Seminários. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

___________. Ação cultural para a liberdade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

___________. A importância do ato de ler. 45ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Ana Maria Araújo (org). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

GADOTTI, Moacir. (org) Paulo Freire uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. (Coleção educação contemporânea).

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; TELLES, M. Terezinha. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.

(Coleção Teoria e Prática).

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 17ª Ed. São Paulo: Autores associados, 1988.

_________________. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores associados, 2005. (Coleção educação contemporânea).

SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, Currículo e Didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 4.ed. rev. e amp. Campinas, S.P: Autores Associados, 2003. (Coleção educação contemporânea)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.