Uma análise das temáticas das dissertações defendidas na linha de pesquisa formação docente e práticas pedagógicas em educação profissional do PPGEP/IFRN (2015 – 2016)

Adriana Aparecida Souza, Ana Lúcia Sarmento Henrique

Resumo


O artigo analisa as dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPGEP – IFRN. Discute os enfoques temáticos das investigações realizadas na linha de pesquisa: Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Foram analisadas as dissertações defendidas no período entre junho de 2015 e dezembro de 2016, referentes a essa linha. Os resultados mostram 12 produções que atendem aos descritores da linha de pesquisa supracitada. Considera-se que a produção analisada reflete como vem ocorrendo a implantação desse Programa pelos enfoques específicos das pesquisas desenvolvidas que trazem discussões sobre: processos de formação docente e práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da educação profissional


Palavras-chave


Pesquisa em Educação Profissional; Produção acadêmica; Dissertação de Mestrado; Formação Docente e Práticas Pedagógicas

Referências


ALIANÇA, Priscila Tiziana Seabra Marques da S. O caminho feito ao andar: itinerários formativos do professor bacharel no Ensino Médio Integrado Natal – RN 2016, 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN. 2016.

ANDRADE, Maria Adilina Freire Jerônimo de. O currículo do curso de Comércio – PROEJA do IFRN / Campus NATAL-Zona Norte: identificando avanços, analisando dificuldades. 2016, p.131f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2016.

ASSIS, Sandra Maria de. Práticas Pedagógicas de Docentes de Ciências Humanas no Curso Técnico integrado em Informática do IFRN – Campus Caicó. 2015, f. 121p. Dissertação (mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2015.

CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macêdo. A produção do conhecimento sobre educação profissional no portal de periódicos da CAPES: a configuração do campo científico. 2016, p. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2016

LIMA, Aline Cristina da Silva. Ensino de História no Curso Técnico de Nível Médio Integrado de Turismo: do CEFET/RN ao IFRN – Campus Natal/Central (2005-2011).2015, f. 117p. Dissertação (mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2015.

LUSTOSA, Wigna Eriony Aparecida de Morais. O currículo da licenciatura em espanhol – do CEFET-RN ao IFRN: (des)nexos com a educação profissional. 2016, p 110f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2016.

MEGID NETO, J. (Coord.). O ensino de ciências no Brasil: catálogo analítico de teses e dissertações, 1972-1995. Campinas: UNICAMP, 1998

______. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. 1999. 365 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

______. Três décadas de pesquisas em educação em ciências: tendência de teses e dissertações. In: NARDI, R. Pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 341-355.

NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinam sua constituição e suas características segundo pesquisadores da área. In: ______. Pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 257-412.

MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade.17. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, João Paulo de. Tecnologia social na Educação Profissional e Tecnológica: perspectivas da formação do Curso Técnico Integrado em Informática do IFRN - Campus Mossoró. 2015, f. 133p. Dissertação (mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2015.

PAULA, Joaracy Lima de. Educação ambiental como elemento necessário à formação humana integral: trilhando caminhos possíveis na educação profissional. 2016, 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista (Org.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Disponível em: . Acesso em novembro de 2016.

PORTAL MEMORIA. REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IFRN. Disponível em: . Acesso em: nov. 2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Disponível em: . Acesso em: ?? nov. 2016.

RODRIGUES, Iaponira da Silva. Trajetórias acadêmica e profissional de professores licenciados do Campus Parnamirim (IFRN): saberes e práticas docentes no Ensino Médio Integrado. 2016. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2016.

SILVA, Luzinete Moreira da. Práticas Pedagógicas Significativas no Curso de Edificações PROEJA do IF Sertão PE Campus Petrolina. 2015, f. 105p. Dissertação (mestrado em Educação Profissional). PPGEP/IFRN, Natal, 2015a.

SILVA, Silvia Helena dos Santos Costa e. Quando engenheiros tornam-se professores: trajetórias formativas de docentes do curso de Engenharia Elétrica (IFPB/ JOÃO PESSOA). 2015, f. 150p. Dissertação (mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2015b.

SILVA, Maria de Lourdes Teixeira da. A leitura do texto literário na formação dos sujeitos da educação profissional: circulação, uso e a formação leitora de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN – Campus Natal Central. 2016, 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional). Natal: PPGEP/IFRN, 2016.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000. (Série Estado do Conhecimento). Disponível em: . Acesso: Abril, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.