A formação dos professores no curso de pedagogia: especialização ou generalização?

Jonathan Rosa Moreira, Maria Sunes Pereira de Jesus, José Sérgio de Jesus

Resumo


O estudo objetiva verificar como a formação no Curso de Pedagogia prepara o professor para atuar na Educação Infantil. Foram definidas para a pesquisa quatro dimensões: estrutura do Curso de Pedagogia, preparação epistemológica, formação didático-pedagógica e atuação em campos de serviços e apoio escolar em ambientes escolares e não-escolares. A abordagem metodológica é mista com análise de conteúdo das entrevistas e análise de variância das médias entre os grupos estudados. O Curso de Pedagogia sustenta uma formação generalista, com algumas fragilidades tanto para docência como para atuação em outros espaços fora da sala de aula.


Palavras-chave


Pedagogia; Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação de Professores

Referências


DINIZ, Margareth; NUNES, Célia (organizadores). Professor/a:profissão, condição e formação. Brasília: Liber Livro, 2013.

KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político. Porto Alegre: Artmed, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1996.

______. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti et al Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EduFSCar, 2002.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Elaine Bambini Gorgueira et al. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

RAMALHO, Betânia Leite; NUNES, Cláudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (org.). Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014.

SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (organizadores). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SÍVERES, Luiz. Os processos de aprendizagem na formação e profissionalização docente. Interação. Revista da Faculdade de Educação, UFG – Goiânia FE/PPGE/UFG, v. 38, n. 3, set/dez/2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.