Ciclo(s) e formação continuada de professores: as perspectivas macro e mesossocial de análise de uma gestão educacional

Elisangela da Silva Bernado

Resumo


O foco da pesquisa esteve dirigido à formação continuada que acontece no interior da escola, nos diferentes momentos e instâncias em que há trocas entre professores e destes com outros profissionais da escola. Para atingir o objetivo geral de caracterizar a formação continuada de professores que acontece em uma escola fundamental pública do município do Rio de Janeiro, procuramos investigar a formação continuada de professores em escolas de ensino fundamental organizadas em ciclos, nas dimensões macro e mesossocial de análise. Na dimensão macrossocial, foram utilizados dados de avaliações em larga escala para descrever e explorar algumas das características da formação continuada oferecida pelas escolas públicas municipais frequentadas pelos alunos cariocas. Na dimensão mesossocial, foi feito um estudo de caso em uma escola pública no município do Rio de Janeiro, por meio de observação das interações e de entrevistas. O estudo levou em conta duas dimensões de formação continuada. Considerou, por um lado, as experiências formalizadas de educação continuada, representadas por cursos de atualização, capacitação ou treinamento promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) ou pela própria escola. Por outro lado, no âmbito da escola, o estudo se interessou por aspectos que fogem à perspectiva clássica de formação continuada, apontada acima.


Palavras-chave


Formação continuada de professor. Ciclos. Escola pública. Gestão educacional.

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