Currículos, programas e práticas: um estudo comparado de dois cursos de formação inicial de professores em Portugal e na Suécia no âmbito do processo de Bolonha

Filomena Rodrigues, Maria João Mogarro

Resumo


Sabendo que a formação inicial se constitui como o local privilegiado para a preparação de profissionais qualificados, torna-se importante estudar os currículos que caracterizam essa formação. Utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, caracterizámos e comparámos os currículos de formação inicial de professores, da área das ciências naturais, de duas instituições de ensino superior europeias (Universidade de Lisboa, em Portugal, e Universidade de Malmo, na Suécia), no que se refere à sua estrutura e importância atribuída à componente curricular prática (prática de ensino, isto é, o estágio). Concluímos que a atual formação que habilita para a docência, em ambas as universidades, resulta de uma reestruturação “imposta” pela implementação do processo de Bolonha. Verifica-se que a estrutura é bastante diferente em ambas as instituições, destacando-se as diferenças relativas à duração da formação e à distribuição da componente curricular prática. A importância de se conhecer não só as realidades europeias mas também as realidades luso-brasileiras levam-nos a perspetivar possíveis cooperações futuras entre instituições portuguesas e brasileiras, para alargamento deste tipo de estudos ao espaço lusófono.

Palavras-chave


Currículo; Prática supervisionada; Formação inicial de professores; Processo de Bolonha; Ensino das ciências

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