A formação e a atuação dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos : entre lições, limites e necessidades

Maria Auxiliadora Soares Fortes, Osmar Hélio Alves Araújo, Ana Isabel Andrade, Luís Távora Furtado Ribeiro

Resumo


O tema englobando gestão e organização das escolas tem sido amplamente discutida por alguns autores: Libâneo (2008); Lima (2003); Lück (2001), dentre outros, com destaque para o pressuposto de que o modo de gestão e de organização da escola influencia os atores sociais que compõem este universo, assim como este ambiente é influenciado pelas ações destes sujeitos, uma vez que a constituem e a definem com base em suas experiências vividas, seus valores, práticas e metodologias.


Texto completo:

PDF

Referências


FORTES, M.A.S. GESTÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO – o cotidiano da escola municipal de Fortaleza. 50 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal). Centro de Estudos Sociais Aplicados. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza/Ceará, 2014.

GATTI, B. A. et al Estudos sobre a Função do Assistente Pedagógico. Caderno de Pesquisa, nº 9, p 4-40. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1974.

LIBÂNEO, J. C. As práticas de organização e gestão da escola e a aprendizagem de professores e alunos. Salvador. Jan/Jun 2009.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5ª Ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 2.ed.São Paulo: Cortez,2003.

LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MATE, C.H. Qual a identidade do coordenador pedagógico? In: BRUNO, E.B.G. et al. O Coordenador Pedagógico e a Educação Continuada. São Paulo: Loyola, 1998.

MONTEIRO, E. AMADO, C. Introdução. In: Coordenação Pedagógica em Foco.

Salto Para o Futuro. Ano XXII – Boletim 1 – Abril 2012.

ROMAN, M. D. O Professor Coordenador Pedagógico e o Cotidiano Escolar: um estudo de caso etnográfico. 237 p. Dissertação (Mestrado). Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.