Gestão pedagógica na perspectiva do trabalho do coordenador pedagógico em escolas municipais de Fortaleza

Maria Auxiliadora Soares Fortes, Ana Carlota Fernandes Tomaz, Ana Isabel de Oliveira Andrade

Resumo


Neste artigo abordamos a gestão pedagógica escolar, caracterizada no trabalho realizado pelo coordenador pedagógico, em escolas de ensino fundamental I da rede pública municipal de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo e os dados analisados baseiam-se em observações, questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis coordenadoras pedagógicas que atuam na referida rede de ensino. Os resultados esclarecem que a gestão pedagógica, entendida aqui como as ações do coordenador pedagógico, ainda que sustentada pelo discurso de superação das dificuldades educacionais indica tensões no dia-a-dia da escola, produzindo angústias, limitações e distorções nos modos de ver, pensar e fazer o trabalho de coordenação pedagógica.

Palavras-chave


Gestão Pedagógica; Coordenador Pedagógico; Trabalho Pedagógico; Escola Básica.

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