A prática avaliativa e as concepções de educação

Miryan Cruz Debiasi, Alice Baggio Weber, Ademir Damazio

Resumo


Compreende-se, que a prática avaliativa é um ato intencional, articulada a uma concepção de educação e atuam em unidade uma concepção de: educação, prática pedagógica e de avaliação. O objetivo foi analisar as práticas avaliativas realizadas por professores da Educação Básica em articulação com a concepção de educação adotada em suas práticas pedagógicas. A análise decorreu de um questionário estruturado aplicado aos professores. O estudo evidencia incoerências entre a base teórica e a prática avaliativa. Tal constatação revela a existência de uma fragilidade no entendimento da base teórica↔prática avaliativa, por decorrência, é possível perceber algumas contradições.

Palavras-chave


Prática Avaliativa; Concepção de Educação; Prática Pedagógica; Formação de Professores

Texto completo:

PDF

Referências


CHUEIRI, M. S. F. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, [S.l.], v. 19, n. 39, p. 49-64, jan./abr. 2008. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2018.

COMENIUS. Didática Magna. São Paulo: WMF, 2011.

DEMO, P. Avaliação qualitativa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

DEMO, P. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Perspectivas, Campos dos Goytacazes, v. 4, n. 7, p. 106-115, jan./jul. 2005. Disponível em: < file:///D:/Dados%2024-04-12/Dados%20C/Usuario/Downloads/241-667-1-PB.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2018.

ESTEBAN, M. T.. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. 2 ed. Petrópolis: De Petrus et al, 2013a.

ESTEBAN, M. T. (Org.). Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: Escola, currículo e avaliação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2013b. p. 13-37.

FRANCO, M. L. P. B. Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional. In: SOUSA, Clarilza Prado de (Org.). Avaliação do rendimento escolar. 14 ed. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). p. 13-26.

GADOTTI, M. Prefácio. In: DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 10 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 33 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 15 ed. Santo André, SP: Loyola, 1998.

LIBÂNEO, J. C.. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MESQUITA, M. de F. M.; COELHO, M. H. M. Breve trajetória histórico-pedagógica do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 163-175, 2008.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2014.

SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, S. G. (Org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012a.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012b.

SILVA, L. A. O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum. [S.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2018.

SOUSA, S. Z. L. Revisando a teoria da avaliação da aprendizagem. In: SOUSA, C. P. (Org.). Avaliação do rendimento escolar. 14 ed. Campinas: Papirus, 2007. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). p. 27-49.

TYLER, R. W. Princípios básicos de currículo e ensino. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1949.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.