Dos fins aos meios: a complexa prática das escolas

Maria do Rosario Silveira Porto

Resumo


Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância da discussão sobre os valores e fins da educação que orientam tanto o conteúdo dos currículos escolares, quanto as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas escolas. Baseando-se em autores que apoiam essa discussão, foram colocadas duas questões iniciais: quais fins pretendemos alcançar por meio da ação da escola; e se essa discussão está presente na escola. Para desenvolver o tema, buscou-se primeiramente o sentido de educação e como a escola se coloca nesse contexto, ressaltando que o processo educativo atual torna-se cada vez mais complexo, exigindo um currículo que fuja do meramente reprodutório e um conjunto de práticas pedagógicas igualmente complexas. Enfim, o texto ressalta a importância de respondermos a três questões fundamentais: o que valorizamos para o processo educativo; por que desejamos formar, tendo em vista os fins propostos; e como, que práticas pedagógicas vamos recuperar ou desenvolver para atingir esses fins.

Palavras-chave


Valores; Fins; Educação; Escola; Práticas Pedagógicas; Complexidade

Texto completo:

PDF

Referências


Barros, R. S. M.. Fundamentos da Educação. In: Menezes, João Gualberto de Carvalho et alii. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica – Leituras. São Paulo: Pioneira, 1988. p. 21-34.

Duborgel, B. Imaginaire e pedagogie. De l’iconoclasme scolaire a la culture des songes. Paris: Le Sourire qui Mord, 1986.

Gusdorf, Georges. Professores Para Quê? Para uma pedagogia da pedagogia. Lisboa: Moraes, 1978.

Morin, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Morin, E. O Método 4: as Ideias – habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2002..


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.