Formação inicial de professores da educação do campo: a história do curso de pedagogia da terra da UERN

Emerson Augusto de Medeiros, Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Resumo


Este texto insere-se no âmbito dos estudos acerca da formação inicial de professores da Educação do Campo. Objetiva historiar o processo de construção do Curso de Pedagogia, do Projeto de Formação Inicial Docente nominado de Pedagogia da Terra, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, com ênfase para sua constituição na instituição. Trata-se de um estudo qualitativo que fundamenta-se no método de pesquisa história oral. A partir de entrevistas temáticas com o coordenador do curso e com uma ex-aluna da referida licenciatura, consideramos que o processo constitutivo dessa primeira iniciativa de formação inicial docente para atuação na Educação do Campo na UERN foi marcado, entre outros aspectos, por desafios e barreiras tanto institucionais, quanto de cunho pessoal por parte dos formandos, sendo superados pelas ações coletivas, a nível local, dos sujeitos envolvidos com a proposta formativa pensada para o curso.


Palavras-chave


Formação Inicial de Professores; Educação do campo; Pedagogia da terra

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

CARVALHO, Luzeni F. de O.; ROCHA, Maria I. A. Pedagogia da Terra. Revista Presença Pedagógica. v.12, n. 72, p. 60 - 65, nov./dez. 2006.

COSTA, Maria Antônia Teixeira da; ABREU, Vera Lúcia de. O Estágio Supervisionado com Jovens e Adultos de Assentamentos da Reforma Agrária do Oeste Potiguar. In: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares (Org.). Paulo Freire: Teorias e Práticas em Educação Popular - Escola pública, inclusão e humanização. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

MEDEIROS, Emerson Augusto de. Do campo à universidade: histórias, saberes, experiências, fazeres e a formação no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Terra. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró – RN, 2013.

MEDEIROS, Emerson Augusto de.; VARELA, Sarah Bezerra Luna; NUNES, João Batista Carvalho. Abordagem Qualitativa: estudo na Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2004 – 2014). HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 174-189, ago. 2017. ISSN 1807-1600.

MOLINA, Mônica Castagna.; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do Campo, História, Práticas e Desafios no âmbito das Políticas de Formação de Educadores – Reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220– 53, jun./dez. 2014.

MOLINA, Mônica Castagna.; HAGE, Salomão Mufarrej. Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão superior. Revista Educação em Questão, Natal, v.51, n.37, p. 121- 46, jan./abri. 2015.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Projeto Pedagogia da Terra (Pedagogia da Terra). Mossoró, 2006. (Documento Digitalizado).

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Relatório Final de Execução do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Projeto Pedagogia da Terra. Mossoró, 2011. (Documento Digitalizado).

VERDÉRIO, Alex. A Materialidade da Educação do Campo e sua incidência nos Processos Formativos que a sustentam: uma análise acerca do Curso de Pedagogia da Terra na UNIOESTE. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Curitiba – PR, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.