Apontamentos
- Não há apontamentos.
Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288
Ano de fundação: 2015
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Maria Auxiliadora Soares Fortes
http://lattes.cnpq.br/0719513779088571
Universidade Federal do Ceará
Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Pós-Doutorado no Centro de Investigação Didactica Tecnologia em Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro - Portugal (2011) com financiamento CAPES. Pós Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará/Brasil.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em escola pública, atuando principalmente nos seguintes temas: coordenação pedagógica, currículo, gestão escolar, cultura discente, formação docente, telensino, política educacional e educação a distância.
Osmar Hélio Alves Araújo
http://lattes.cnpq.br/0422935292610713
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Brasil
Professor, licenciado em Letras (UVA/2011) e Pedagogia (UNICSUL/2017), com especialização em Supervisão e Orientação Educacional (UNICID/2012); Mestrado em Educação (UFC/2016), e, atualmente, cursa Doutorado em Educação (UFPB), ambos com foco na relação indissociável entre formação de professores e coordenadores pedagógicos. Em sua trajetória acadêmica/profissional, foi professor da Educação básica (Educação Infantil ao Ensino Médio) na Rede Municipal e Estadual de Ensino do Ceará (2001-2011); atua no Ensino Superior, notadamente nos Cursos de Licenciatura, desde 2011. Foi formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC) (2014); Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação de Ipueiras (CE) (2006 -2012); professor dos cursos de Letras e Ciências Biológicas, da Universidade Regional do Cariri (URCA) (2016-2018), Campus Missão Velha (CE), onde consolidou pesquisas no campo da formação docente, sobretudo, com foco na Didática/Estágio supervisionado, Pedagogia e formação docente. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Docente no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA). É sócio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), GT: 08 Formação de professores; e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática/Estágio supervisionado, Formação de Professores; Gestão e Coordenação Pedagógica da escola básica.
Maria Evylana Alves de Araújo
http://lattes.cnpq.br/2542188935098295
Universidade Estadual do Ceará
Brasil
Possui graduação em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia e História/Sociologia..Atualmente é diretor escolar da Prefeitura Municipal de Fortaleza e professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Luís Távora Furtado Ribeiro
http://lattes.cnpq.br/6368042791230986
Universidade Federal do Ceará
Brasil
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq. É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Foi diretor eleito da Faculdade de Educação da UFC por 2 mandatos entre 2003-2011. Professor colaborador do mestrado intercampi Feclesc/Fafidam em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Coordena o Projeto de Pesquisa Intitulado ASPECTOS HISTÓRICOS E ATUAIS SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Foi professor da educação básica por 10 anos. Tem cursos na área de educação no Instituto Aharon Ofri em Israel e no CPEIP no Chile. Atua nas áreas formação de professores; política educacional e financiamento da educação; movimentos sociais e escola; ensino de história e geografia; história da educação; sociologia e filosofia da educação; educação e religião; diretrizes curriculares; metodologias de ensino e ética. . Foi presidente do Fórum de Diretores de Centros e Faculdades de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR). É membro da Anfope (Associação Nacional para Formação de Profissionais em Educação) e colabora com o Instituto Anísio Teixeira (INEP/MEC) na qualidade de Avaliador do Basis para reavaliação e supervisão especial dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais em todo o Brasil. Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do .Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Professor-pesquisador do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES), A LINHA DE PESQUISA MARXISMO, EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES (E-LUTA) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E O MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO (MAIE), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.. Professor-pesquisador do Convênio de Colaboração entre o Programa de Mestrado em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca (MAI) e Linha de Pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-Luta) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.
Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288
Ano de fundação: 2015
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.