A importância do design no desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BELLEFEUILLE, G., MARTIN, R.; BUCK, M. From pedagogy to technagogy in social work education: a constructivist approach to instructional design in an online, competency-based child welfare practice course”. In: WILLIS, J. (Ed.), Constructivist instructional design (C-ID): Foundations, models, and examples (p. 493-512). Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2009.
BROWN, T. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: HarperCollins, 2009.
BRUNER, J. O processo da educação (M. C. Romão, trad.). Lisboa: Edições 70, 1998.
BUCHANAN, R. Design research and the new learning. Design issues, 17 (4), 3-23, 2001.
ERTMER, P., PARISIO, M.; WARKAK. The practice of educational/ instructional design. In: LUCKIN, R.; PUNTAMBEKAR, S.; GOODYEAR, P.; GRABOWSKI, B.; UNDERWOOD, J.; WINTERS, N. (Eds.), Handbook of design in educational technology (pp. 5-19). New York: Routledge, 2013.
FERNANDÉZ, A., BLANCO, M., CORBELLA, M.; ARETIO, L. La participación en los foros
del entorno virtual - objetivo prioritario para las asignaturas de primer curso del Grado? Comunicación presentada en las VII Jornadas de Redes de Investigación en Innovación Docente de la UNED, Madrid, 2014.
LIDWELL, W., HOLDEN, K.; Butler, J. (2003). Universal principles of design. Beverly, MA: Rockport.
Lockwood, T. (2009). “Foreword”. In T. Lockwood (Ed.), Design thinking: integrating innovation, customer experience, and brand value (pp. vii-xvii). New York: Allworth Press.
MOZZAQUATRO, P.; MEDINA, R. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. Novas Tecnologias na Educação, v. 6, n. 2, 2008.
OKADA, A.; SERRA, A.; MACHADO, C. Mídias sociais e recursos educacionais abertos móveis na pesquisa acadêmica do século XXI. In: MOREIRA, A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. (Orgs.), Educação a distância e eLearning na web social (2ª ed., pp. 161-175. Santo Tirso: Whithebooks, 2014.
PLOMP, T. Educational design research: An introduction. In T. Plomp & N. Nieveen (Eds.), An introduction to educational design research (p. 9-35). Enschede: SLO, 2010.
RITTEL, H.; WEBBER, M. Dilemmas in a general theory of planning. Policy Sciences, v. 4, n. 2, p. 155-169, 2917.
SANTOS, E.; OKADA, A. A construção de ambientes virtuais de aprendizagem:
por autorias plurais e gratuitas no ciberespaço. Comunicação apresentada na 26ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Poços de Caldas, 2003.
SILVA, A.; CASTRO, L. A relevância do design instrucional na elaboração de material didático impresso para cursos de graduação a distância. Intersaberes, v. 4, n. 8, p. 136-149, 2009.
SOUSA, F. O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, v. 5, n. 1, p. 79-97, 2015.
SOUSA, F. Estudando o desenvolvimento de um modelo curricular para ambientes virtuais de aprendizagem numa instituição de ensino superior periférica. In: PACHECO, J. A.; AGUIAR, M.; SOUSA, J. (org.). Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da escola e tecnologia (p. 416-420). Recife: ANPAE, 2017.
VAN DEN AKKER, J. Curriculum design research. In: PLOMP, T.; NIEVEEN, N (eds.) An introduction to educational design research (p. 37-71). Enschede: SLO, 2010.
WILLIS, J. “The many foundations and faces of instructional design”. In: WILLIS, J. (Ed.), Constructivist instructional design (C-ID): Foundations, models, and examples (pp. 1-9). Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288
Ano de fundação: 2015
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.