Enfoque História e Filosofia da Ciência no Ensino Básico de Física: que tópicos fazem parte dessa história?

Andre Coelho da Silva, Ana Amélia Cyrineu

Resumo


Tomando como tema a utilização da história e da filosofia da ciência enquanto estratégia para o ensino de física no nível médio, objetivamos levantar quais tópicos de física já foram alvo de propostas e investigações nesse sentido. Para isso, realizamos buscas por artigos nos dois periódicos brasileiros mais tradicionais da área de ensino de física, a Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Foram encontrados trabalhos que abordavam os seguintes tópicos: campos elétricos e magnéticos, gravitação, relatividade, astronomia, energia, início do eletromagnetismo, relações entre força e movimento, unidades de medida, pressão atmosférica e vácuo. Como realizamos buscas em todas as edições desses periódicos e encontramos apenas doze artigos, apontamos a pertinência no desenvolvimento e publicação de mais investigações sobre a utilização da abordagem histórica durante as práticas pedagógicas em física, ampliando também o rol de tópicos que são alvo de tais propostas.


Palavras-chave


History of Science; High School; Review; Physics Education.

Texto completo:

PDF

Referências


BASSALO, J. M. F. A importância do estudo da história da ciência. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, n. 8, p. 57-66, 1992.

BATISTA, G. L. F.; DRUMMOND, J. M. H. F.; FREITAS, D. B. Fontes primárias no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 663-702, 2015.

CBEF. Caderno Brasileiro de Ensino de Física – Foco e Escopo. s/d. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 06 jul. 2017.

DIAS, P. M. C.; SANTOS, W. M. S.; SOUZA, M. T. M. A Gravitação Universal. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 3, p. 257-271, 2004.

GODOI, L. C. O.; FIGUEIRÔA, S. F. M. Dois Pesos e Duas Medidas: uma proposta para discutir a natureza do sistema de unidades de medida na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 523-545, 2008.

GUERRA, A.; BRAGA, M.; REIS, J. C. Teoria da relatividade restrita e geral no programa de mecânica do ensino médio: uma possível abordagem. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 4, p. 575-583, 2007.

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. Uma abordagem histórico-filosófica para o eletromagnetismo no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, p. 224-248, 2004.

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. Um Julgamento no Ensino Médio - Uma estratégia para Trabalhar a Ciência sob Enfoque Histórico-filosófico. Física na Escola, v. 3, n. 1, p. 8-11, 2002.

LONGHINI, M. C.; NARDI, R. Como age a pressão atmosférica? Algumas situações-problema tendo como base a história da ciência e pesquisas na área. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 7-23, 2009.

MAGALHÃES, M. F.; SANTOS, W. M. S.; DIAS, P. M. C. Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 4, 2002.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MORAIS, A.; GUERRA, A. História e a Filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, 2013.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a utilização didática da História da Ciência. In: Pietrocola, M. (Org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, p. 151-170, 2001.

PEDUZZI, L. O. Q. Física aristotélica: por que não considerá-la no ensino da mecânica? Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n. 1, p.48-63, 1996.

PESSOA JUNIOR, O. Quando a abordagem histórica deve ser usada no ensino de ciências? Ciência & Ensino, n. 1, p. 4-6, 1996.

PRAXEDES, G.; PEDUZZI, L. O. Q. Tycho Brahe e Kepler na escola: Uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, 2009.

QUINTAL, J. R.; GUERRA, A. A história da ciência no processo ensino-aprendizagem. Física na Escola, v. 10, n. 1, p. 21-25, 2009.

RBEF. Revista Brasileira de Ensino de Física. s/d. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2017.

ROBILOTTA, M. R. O cinza, o branco e o preto – da relevância da história da ciência no ensino da física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 5, n. especial, p. 7-22, 1988.

RODRIGUES JUNIOR, E.; LINHARES, M. P.; BASEGODA, M. R. C. F. A; LUNA, F. J.; HYGINO, C. B. Um estudo de caso histórico sobre o experimento de Foucault no Brasil, elaborado por uma professora do ensino médio na formação continuada a distância. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p.162-193, 2016.

SANTOS, A. J. J.; VOELZKE, M. R.; ARAUJO, M. S. T. O Projeto Eratóstenes: a reprodução de um experimento histórico como recurso para a inserção de conceitos da Astronomia no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 1139-1174, 2012.

SILVA, B. V. C. Um debate na escola: a história e a filosofia da ciência em foco. Física na Escola, v. 11, n. 2, p. 12-15, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.