Lançamento de e-book gratuito "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"

2019-09-25
Edições Hipótese tem o prazer em comunicar a publicação de seu e-book "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"  organizado por  Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato O livro lançado pelo selo editorial Edições Hipótese (e-books) é de livre acesso e gratuito.https://nutecca.webnode.com/edicoes-hipotese-e-books/  Link direto:  http://twixar.me/Lbc1    Os textos reunidos na nessa coletânea “Formação permanente deprofessores: experiências Iberoamericanas”, conservam entre si a pluralidade de olhares e reflexões sobre a formação de professores. A ideia de organizar um livro de inspiração ibero-americano emergiu da necessidade de conhecer experiências e compreender os movimentos da formação de professores nesses três países.SaudaçõesFrancisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato                                            Organizadores  Título:  FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS  Organizadores: Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato  APRESENTAÇÃO CAPÍTULO 01 – NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESMiguel A. Zabalza BerazaCAPÍTULO 02 – LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE E INDIVIDUALISMO. LA RELEVANCIA DE LAS LSAngel I. Pérez Gómez e Encarnación Soto GómezCAPÍTULO 03 – DISCUTINDO A PREPARAÇÃO DE PROFESSORESPedro DemoCAPÍTULO 04 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM CONCEITO EM DISPUTAJúlio Emílio Diniz-PereiraCAPÍTULO 05 – FORMAÇÃO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTEDoris Pires Vargas Bolzan e Ana Carla Hollweg PowaczukCAPÍTULO 06 – FORMAÇÃO CONTINUADA DE/PARA/COM DOCENTES: PARA QUÊ? PARA QUEM?Maria Amélia Santoro FrancoCAPÍTULO 07 – FORMAÇÃO, MUDANÇA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM PROFISSIONALElza Mesquita e Joaquim MachadoCAPÍTULO 08 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PROCESSOS PERMANENTES E IMBRICADOSMarilza Vanessa Rosa SuannoCAPÍTULO 09 – REFLEXIONES GLOBALES SOBRE LA FORMACIÓN Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL PROFESORADO EN EL ESTADO ESPAÑOL Y LATINOAMERICA Francisco ImbernónCAPÍTULO 10 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E EM PORTUGAL: VISÕES EM PERSPECTIVAMaria Rejane Lima Brandim e Marina Graziela FeldmannCAPÍTULO 11 – EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAMarli André e Laurizete Ferragut PassosCAPÍTULO 12 – PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS REUNIÕES DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2018Alexandre Shigunov Neto e André Coelho da SilvaCAPÍTULO 13 – FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: A MEMÓRIA DE UM PROJETO INÚTILCarlos Nogueira FinoCAPÍTULO 14 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NARRATIVAS SINGULARESGuilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Lucianna Magri de Melo Munhoz e Renata Barroso de Siqueira FrauendorfCAPÍTULO 15 – O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO DISPOSITIVOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Marcos Garcia NeiraCAPÍTULO 16 – O MOVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DESENVOLVEDORA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE José Marra e Andréa Maturano LongareziCAPÍTULO 17 – FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES PELA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ARTICULAÇÃO PARA CRIAÇÃO CONJUNTA DE POSSIBILIDADES Elena Maria Billig Mello e Diana Paula Salomão de FreitasCAPÍTULO 18 – EL CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO DEL FORMADOR DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS: SU CONSTRUCCIÓN A PARTIR DEL ANÁLISIS DEL CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO PRETENDIDO EN EL FUTURO PROFESORJosé Carrillo, Miguel Montes, Myriam Codes, Luis Carlos Contreras e Nuria ClimentCAPÍTULO 19 – CÍRCULOS FORMATIVOS COM PROFESSORESINICIANTES/INGRESSANTES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA-PERMANENTE Ana Sheila Fernandes Costa, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Nathália Cassettari e Shirleide Pereira da Silva CruzCAPÍTULO 20 – A SUPERPOSIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE: A EXPERIÊNCIA DO PRÓ-SABER Cristina Carvalho e Monique GewercCAPÍTULO 21 – O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULOAndressa Trevisan Missaki e Belmira Oliveira BuenoCAPÍTULO 22 – LA FORMACIÓN DE PROFESORES A TRAVÉS DE LAS BIOGRAFÍAS DE PERSONAJES FAMOSOS Rosa María Esteban Moreno e Alina de las Mercedes Martínez SánchezCAPÍTULO 23 – A LOGOBIOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti e Vera Lucia FelicettiCAPÍTULO 24 – FORMAÇÃO EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE LICENCIATURAJoana Romanowski e Soraia Carise PratesCAPÍTULO 25 – AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALGUMAS IMPLICAÇÕES REFLEXOS DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕESGildo Girotto Junior, Fabiana Ocampos e Giovanna Lopes Rey PeinadoCAPÍTULO 26 – EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CONTEXTOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Angelina Sanches, Ilda Freire-Ribeiro e Elza MesquitaCAPÍTULO 27 – A TRANSFORMAÇÃO DOS LUGARES PEDAGÓGICOS E O SIGNIFICADO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MUNDO ATUAL Isabel C. VianaCAPÍTULO 28 – ESCOLA E CINEMA: PROJETOS QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO PERMANENTE DA COMUNIDADE ESCOLARValeska Fortes de Oliveira, Karoline Regina Pedroso da Silva e Tania Micheline MiorandoCAPÍTULO 29 – O SENTIDO DE SER PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAIvan Fortunato OS AUTORES E AS AUTORAS