Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Informamos que estamos migrando a RIFP para versão mais nova do sistema OJS motivo pelo qual novos cadastros e submissões de artigos devem ser realizados no seguinte link
https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/submissions

 

 

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas, relatos de experiência, estudos de caso, teóricos e bibliométricos que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade.

A RIFP publica artigos inéditos em português, espanhol, inglês, sendo que manuscritos em outros idiomais podem ser aceitos para avaliação, após consulta aos editores.

A RIFP publica notas sobre pesquisas em andamento, grupos de pesquisas, lançamentos de livros e outros temas de interesse à área de Formação de Professores.

Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores

A RIFP publica entrevistas com professores e pesquisadores das áreas de Formação de Professores, Educação e Ensino.

A RIFP a partir do volume 5 de 2020 passa a adotar o sistema de publicação contínua, tornando a publicação do artigo mais rápida. Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARQUEOLOGIA DO SABER

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

NOTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CAPAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS SEÇÃO LIVRE

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submeidos são avaliados, inicialmente pelo Conselho Editorial quanto ao foco e escopo. Em seguida, os trabalhos seguem sem identificação de autoria (sistema blind-review) para avaliação de dois ou três consultores, especialistas na área, que poderão: aceitar o artigo como está, aceitar com modificações, recomendar que o artigo seja reformulado ou recusar.

A Revista Internacional de Formação de Professores aceita a submissão de artigos de estudantes de mestrado e doutorado, sempre que o manuscrito vier assinado por um/a professor/a doutor/a.

 

Periodicidade

A RIFP adota a publicação em fluxo contínuo 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A RIFP não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos). 

 


 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.