Revista Internacional de Formação de Professores

A Revista Internacional de Formação de Professores é uma publicação trimestral da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec),que tem por objetivo estimular e promover a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de formação de professores por pesquisadores nacionais e internacionais.

 

 




 

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Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

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Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados  nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Notícias

 

Lançamento de e-book gratuito "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"

 

Edições Hipótese tem o prazer em comunicar a publicação de seu e-book "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"  organizado por  Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato 

O livro lançado pelo selo editorial Edições Hipótese (e-books) é de livre acesso e gratuito.https://nutecca.webnode.com/edicoes-hipotese-e-books/  

Link direto:  http://twixar.me/Lbc1    

Os textos reunidos na nessa coletânea “Formação permanente de
professores: experiências Iberoamericanas”, conservam entre si a pluralidade de olhares e reflexões sobre a formação de professores. A ideia de organizar um livro de inspiração ibero-americano emergiu da necessidade de conhecer experiências e compreender os movimentos da formação de professores nesses três países.


Saudações


Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato   
                                         Organizadores

 

 


Título:  FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS  

Organizadores: Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato 

 

APRESENTAÇÃO 
CAPÍTULO 01 – NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Miguel A. Zabalza Beraza

CAPÍTULO 02 – LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE E INDIVIDUALISMO. LA RELEVANCIA DE LAS LS
Angel I. Pérez Gómez e Encarnación Soto Gómez

CAPÍTULO 03 – DISCUTINDO A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES
Pedro Demo

CAPÍTULO 04 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM CONCEITO EM DISPUTA
Júlio Emílio Diniz-Pereira

CAPÍTULO 05 – FORMAÇÃO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Doris Pires Vargas Bolzan e Ana Carla Hollweg Powaczuk

CAPÍTULO 06 – FORMAÇÃO CONTINUADA DE/PARA/COM DOCENTES: PARA QUÊ? PARA QUEM?
Maria Amélia Santoro Franco

CAPÍTULO 07 – FORMAÇÃO, MUDANÇA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Elza Mesquita e Joaquim Machado

CAPÍTULO 08 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PROCESSOS PERMANENTES E IMBRICADOS
Marilza Vanessa Rosa Suanno

CAPÍTULO 09 – REFLEXIONES GLOBALES SOBRE LA FORMACIÓN Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL PROFESORADO EN EL ESTADO ESPAÑOL Y LATINOAMERICA 
Francisco Imbernón

CAPÍTULO 10 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E EM PORTUGAL: VISÕES EM PERSPECTIVA
Maria Rejane Lima Brandim e Marina Graziela Feldmann

CAPÍTULO 11 – EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marli André e Laurizete Ferragut Passos

CAPÍTULO 12 – PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS REUNIÕES DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2018
Alexandre Shigunov Neto e André Coelho da Silva

CAPÍTULO 13 – FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: A MEMÓRIA DE UM PROJETO INÚTIL
Carlos Nogueira Fino

CAPÍTULO 14 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NARRATIVAS SINGULARES
Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Lucianna Magri de Melo Munhoz e Renata Barroso de Siqueira Frauendorf

CAPÍTULO 15 – O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO DISPOSITIVOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
Marcos Garcia Neira

CAPÍTULO 16 – O MOVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DESENVOLVEDORA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE 
José Marra e Andréa Maturano Longarezi

CAPÍTULO 17 – FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES PELA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ARTICULAÇÃO PARA CRIAÇÃO CONJUNTA DE POSSIBILIDADES 
Elena Maria Billig Mello e Diana Paula Salomão de Freitas

CAPÍTULO 18 – EL CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO DEL FORMADOR DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS: SU CONSTRUCCIÓN A PARTIR DEL ANÁLISIS DEL CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO PRETENDIDO EN EL FUTURO PROFESOR
José Carrillo, Miguel Montes, Myriam Codes, Luis Carlos Contreras e Nuria Climent

CAPÍTULO 19 – CÍRCULOS FORMATIVOS COM PROFESSORES
INICIANTES/INGRESSANTES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA-PERMANENTE 
Ana Sheila Fernandes Costa, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Nathália Cassettari e Shirleide Pereira da Silva Cruz

CAPÍTULO 20 – A SUPERPOSIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE: A EXPERIÊNCIA DO PRÓ-SABER 
Cristina Carvalho e Monique Gewerc

CAPÍTULO 21 – O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Andressa Trevisan Missaki e Belmira Oliveira Bueno

CAPÍTULO 22 – LA FORMACIÓN DE PROFESORES A TRAVÉS DE LAS BIOGRAFÍAS DE PERSONAJES FAMOSOS 
Rosa María Esteban Moreno e Alina de las Mercedes Martínez Sánchez

CAPÍTULO 23 – A LOGOBIOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 
Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti e Vera Lucia Felicetti

CAPÍTULO 24 – FORMAÇÃO EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE LICENCIATURA
Joana Romanowski e Soraia Carise Prates

CAPÍTULO 25 – AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALGUMAS IMPLICAÇÕES REFLEXOS DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES
Gildo Girotto Junior, Fabiana Ocampos e Giovanna Lopes Rey Peinado

CAPÍTULO 26 – EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CONTEXTOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES 
Angelina Sanches, Ilda Freire-Ribeiro e Elza Mesquita

CAPÍTULO 27 – A TRANSFORMAÇÃO DOS LUGARES PEDAGÓGICOS E O SIGNIFICADO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MUNDO ATUAL 
Isabel C. Viana

CAPÍTULO 28 – ESCOLA E CINEMA: PROJETOS QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO PERMANENTE DA COMUNIDADE ESCOLAR
Valeska Fortes de Oliveira, Karoline Regina Pedroso da Silva e Tania Micheline Miorando

CAPÍTULO 29 – O SENTIDO DE SER PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ivan Fortunato 

OS AUTORES E AS AUTORAS 

 
Publicado: 2019-09-25
 

Nova Gestão e Políticas Editoriais RIFP 2019

 

Informamos a todos os autores que a partir de 2019, a RIFP - Revista Internacional de Formação de Professores passará a aplicar nova gestão e políticas editoriais, das quais destacam-se inicialmente: a exigência obrigatória do ORCID de todos os autores, declaração de originalidade e autoria assinada por todos os autores, e também a publicação no formato bilíngue - português/inglês.

O(s) autor(es) ao submeterem seus mansucritos, estes devem estar no template e na formatação RIFP e na nova norma ABNT NBR 6023:2018; devem inserir como documento suplementar: uma versão completa e identificada com os nomes dos autores e em nota de rodapé - Instituição, Cargo e Maior titulação; Link do ORCID - este deve ter visibilidade pública; Declaração de originalidade e de autoria assinada por todos os autores.

As propostas de Dossiês deverão ser encaminhadas para os e-mails: anderson.cruz@unesp.br e com cópia para ivanfrt@yahoo.com.br; A ementa do dossiê deve constar  o(s) nome(s) do (s) organziador(es), instituição, link do ORCID e Lattes, número proposto de artigos. Demais informações, normas, diretrizes e prazos serão submetidos após a avaliação da proposta pela equipe Editorial.

Atenciosamente,

Prof. José Anderson Santos Cruz - Editor Adjunto Executivo.

 
Publicado: 2019-01-27 Mais...
 
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v. 4, n. 4 (2019): v.4, n. 4, out./dez. (2019) - Dossiê: Freinet no ensino superior e na formação de professores

Sumário

EDITORIAL

Freinet no ensino superior e na formação de professores PDF
Guilherme do Val Toledo Prado, Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Lucianna Magri Melo Munhoz 1-5

ARTIGOS

Leituras, escritas e aventuras na formação de educadoras da infância PDF
Rita Medeiros, Marcio Xavier Bonorino Figueiredo 6-19
Minhas aulas de didática no curso de Pedagogia: um relato de caso numa visão progressista de educação PDF
Leila Arruda Fernandes Arruda 20-34
O "livro da vida" no ensino superior PDF
Regina Regina Laurindo 35-42
Pedagogia de Freinet e o ensino superior: dilemas e estratégias PDF
Alzira Maria Quiroga 43-52
Técnicas de Freinet no ensino superior: a construção de uma outra educação é possível PDF
Flávio Boleiz Junior 53-78
A aula-passeio como experiência vivida: Freinet no ensino superior PDF
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Andréia Maria de Souza Vieira 79-91
A pedagogia Freinet no ensino superior: em busca de um novo olhar na formação de professores PDF
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Daniela Dias dos Anjos 92-116
Pedagogia Freinet e alfabetização: a potencialidade dos instrumentos desta pedagogia para formar crianças e professores PDF
Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo, Cinthia Vieria Brum Lima, Daniela Dias dos Anjos 117-133
Le système éducatif Français: constats et perspectives d’évolution PDF
Saint Luc Florence 134-157
Freinet na pedagogia, pedagogia com Freinet: trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos PDF
Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Lucianna Magri Melo Munhoz, Vaniza Ghidotti 158-177


 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

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