Revista Internacional de Formação de Professores

Informamos que estamos migrando a RIFP para versão mais nova do sistema OJS motivo pelo qual novos cadastros e submissões de artigos devem ser realizados no seguinte link
https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/submissions


A Revista Internacional de Formação de Professores é uma publicação trimestral da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga e do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec),que tem por objetivo estimular e promover a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de formação de professores por pesquisadores nacionais e internacionais.


A Revista Internacional de Formação de Professores passará a adotar a partir de 2020 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.

A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados. 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.

 

Agradecemos a todos os envolvidos com a RIFP,

 

Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato

Editores


 

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Associações, Bases, Repositórios, Indexadores, Métricas /Associations, Databases, Repositories, Directories, Catalogs, Indexers, Metrics

 

    

 

 

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Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

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Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados  nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Notícias

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica (RIBC) passará a adotar publicação contínua a partir de 2021

 
A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) passará a adotar a partir de 2021 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.


A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.

 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 


Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações

 
 
Publicado: 2020-06-17
 

Revista Brasileira de Iniciação Científica (RIBC) passará a adotar publicação contínua a partir de 2021

 
A Revista Brasileira de Iniciação Científica (RBIC) passará a adotar a partir de 2021 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.


A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados.

 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 


Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações

 
 
Publicado: 2020-06-17
 

RIFP passa a adotar publicação contínua

 

A Revista Internacional de Formação de Professores passará a adotar a partir de 2020 a PUBLICAÇÃO CONTÍNUA. Esta questão já vinha sendo analisada há algum tempo pelos editores, no sentido de agilizar a publicação dos artigos aprovados. Esperamos, que juntamente com outras medidas possamos elevar a nossa classificação perante o Qualis.

A publicação em fluxo contínuo é um tendência em revistas digitais e visa dar maior agilidade ao processo de publicação e difusão dos artigos aprovados. 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

Com isso, o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o tempo de exposição do material, o que dará maior visibilidade a revista e aos trabalhos publicados por meio de citações.

 
Publicado: 2020-04-04
 

Lançamento de e-book gratuito "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"

 

Edições Hipótese tem o prazer em comunicar a publicação de seu e-book "FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS"  organizado por  Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato 

O livro lançado pelo selo editorial Edições Hipótese (e-books) é de livre acesso e gratuito.https://nutecca.webnode.com/edicoes-hipotese-e-books/  

Link direto:  http://twixar.me/Lbc1    

Os textos reunidos na nessa coletânea “Formação permanente de
professores: experiências Iberoamericanas”, conservam entre si a pluralidade de olhares e reflexões sobre a formação de professores. A ideia de organizar um livro de inspiração ibero-americano emergiu da necessidade de conhecer experiências e compreender os movimentos da formação de professores nesses três países.


Saudações


Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato   
                                         Organizadores

 

 


Título:  FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS IBEROAMERICANAS  

Organizadores: Francisco Imbernón, Alexandre Shigunov Neto e Ivan Fortunato 

 

APRESENTAÇÃO 
CAPÍTULO 01 – NOVOS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Miguel A. Zabalza Beraza

CAPÍTULO 02 – LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE E INDIVIDUALISMO. LA RELEVANCIA DE LAS LS
Angel I. Pérez Gómez e Encarnación Soto Gómez

CAPÍTULO 03 – DISCUTINDO A PREPARAÇÃO DE PROFESSORES
Pedro Demo

CAPÍTULO 04 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM CONCEITO EM DISPUTA
Júlio Emílio Diniz-Pereira

CAPÍTULO 05 – FORMAÇÃO PERMANENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Doris Pires Vargas Bolzan e Ana Carla Hollweg Powaczuk

CAPÍTULO 06 – FORMAÇÃO CONTINUADA DE/PARA/COM DOCENTES: PARA QUÊ? PARA QUEM?
Maria Amélia Santoro Franco

CAPÍTULO 07 – FORMAÇÃO, MUDANÇA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Elza Mesquita e Joaquim Machado

CAPÍTULO 08 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: PROCESSOS PERMANENTES E IMBRICADOS
Marilza Vanessa Rosa Suanno

CAPÍTULO 09 – REFLEXIONES GLOBALES SOBRE LA FORMACIÓN Y EL DESARROLLO PROFESIONAL DEL PROFESORADO EN EL ESTADO ESPAÑOL Y LATINOAMERICA 
Francisco Imbernón

CAPÍTULO 10 – A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E EM PORTUGAL: VISÕES EM PERSPECTIVA
Maria Rejane Lima Brandim e Marina Graziela Feldmann

CAPÍTULO 11 – EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marli André e Laurizete Ferragut Passos

CAPÍTULO 12 – PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS REUNIÕES DA ANPED ENTRE OS ANOS DE 2000 E 2018
Alexandre Shigunov Neto e André Coelho da Silva

CAPÍTULO 13 – FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: A MEMÓRIA DE UM PROJETO INÚTIL
Carlos Nogueira Fino

CAPÍTULO 14 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NARRATIVAS SINGULARES
Guilherme do Val Toledo Prado, Heloísa Helena Dias Martins Proença, Lucianna Magri de Melo Munhoz e Renata Barroso de Siqueira Frauendorf

CAPÍTULO 15 – O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA ENQUANTO DISPOSITIVOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
Marcos Garcia Neira

CAPÍTULO 16 – O MOVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DESENVOLVEDORA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE 
José Marra e Andréa Maturano Longarezi

CAPÍTULO 17 – FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES PELA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: ARTICULAÇÃO PARA CRIAÇÃO CONJUNTA DE POSSIBILIDADES 
Elena Maria Billig Mello e Diana Paula Salomão de Freitas

CAPÍTULO 18 – EL CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO DEL FORMADOR DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS: SU CONSTRUCCIÓN A PARTIR DEL ANÁLISIS DEL CONOCIMIENTO ESPECIALIZADO PRETENDIDO EN EL FUTURO PROFESOR
José Carrillo, Miguel Montes, Myriam Codes, Luis Carlos Contreras e Nuria Climent

CAPÍTULO 19 – CÍRCULOS FORMATIVOS COM PROFESSORES
INICIANTES/INGRESSANTES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA-PERMANENTE 
Ana Sheila Fernandes Costa, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Nathália Cassettari e Shirleide Pereira da Silva Cruz

CAPÍTULO 20 – A SUPERPOSIÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL E PERMANENTE: A EXPERIÊNCIA DO PRÓ-SABER 
Cristina Carvalho e Monique Gewerc

CAPÍTULO 21 – O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Andressa Trevisan Missaki e Belmira Oliveira Bueno

CAPÍTULO 22 – LA FORMACIÓN DE PROFESORES A TRAVÉS DE LAS BIOGRAFÍAS DE PERSONAJES FAMOSOS 
Rosa María Esteban Moreno e Alina de las Mercedes Martínez Sánchez

CAPÍTULO 23 – A LOGOBIOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 
Hildegard Susana Jung, Paulo Fossatti e Vera Lucia Felicetti

CAPÍTULO 24 – FORMAÇÃO EM COMUNIDADE DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTAGIÁRIOS DE CURSOS DE LICENCIATURA
Joana Romanowski e Soraia Carise Prates

CAPÍTULO 25 – AÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALGUMAS IMPLICAÇÕES REFLEXOS DAS NOVAS REGULAMENTAÇÕES
Gildo Girotto Junior, Fabiana Ocampos e Giovanna Lopes Rey Peinado

CAPÍTULO 26 – EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: CONTEXTOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES 
Angelina Sanches, Ilda Freire-Ribeiro e Elza Mesquita

CAPÍTULO 27 – A TRANSFORMAÇÃO DOS LUGARES PEDAGÓGICOS E O SIGNIFICADO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MUNDO ATUAL 
Isabel C. Viana

CAPÍTULO 28 – ESCOLA E CINEMA: PROJETOS QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO PERMANENTE DA COMUNIDADE ESCOLAR
Valeska Fortes de Oliveira, Karoline Regina Pedroso da Silva e Tania Micheline Miorando

CAPÍTULO 29 – O SENTIDO DE SER PROFESSOR E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ivan Fortunato 

OS AUTORES E AS AUTORAS 

 
Publicado: 2019-09-25
 

Nova Gestão e Políticas Editoriais RIFP 2019

 

Informamos a todos os autores que a partir de 2019, a RIFP - Revista Internacional de Formação de Professores passará a aplicar nova gestão e políticas editoriais, das quais destacam-se inicialmente: a exigência obrigatória do ORCID de todos os autores, declaração de originalidade e autoria assinada por todos os autores, e também a publicação no formato bilíngue - português/inglês.

O(s) autor(es) ao submeterem seus mansucritos, estes devem estar no template e na formatação RIFP e na nova norma ABNT NBR 6023:2018; devem inserir como documento suplementar: uma versão completa e identificada com os nomes dos autores e em nota de rodapé - Instituição, Cargo e Maior titulação; Link do ORCID - este deve ter visibilidade pública; Declaração de originalidade e de autoria assinada por todos os autores.

As propostas de Dossiês deverão ser encaminhadas para os e-mails: anderson.cruz@unesp.br e com cópia para ivanfrt@yahoo.com.br; A ementa do dossiê deve constar  o(s) nome(s) do (s) organziador(es), instituição, link do ORCID e Lattes, número proposto de artigos. Demais informações, normas, diretrizes e prazos serão submetidos após a avaliação da proposta pela equipe Editorial.

Atenciosamente,

Prof. José Anderson Santos Cruz - Editor Adjunto Executivo.

 
Publicado: 2019-01-27 Mais...
 
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Volume 5, 2020 – publicação Contínua

Sumário

ARTIGOS

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Formação de professores, ensino primário e qualidade educativa em Angola: vazios e pontes na relação PDF
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Escrita para terceira idade com o uso de tecnologias digitais: relato de experiência PDF
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O ensino da Filosofia na formação em Educação Física: uma análise na Universidade Federal de Viçosa / MG PDF
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Olhares sobre a proposta de reorganização do currículo do ensino médio na rede estadual paulista PDF
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Memórias, reflexões e ressignificações: o ensino de ciências naturais na formação de pedagogos PDF
Luis Eduardo Alvarado Prada, Ana Karoline Rodrigues da Silva, Nadiane Maria da Silva Tibúrcio
Formação docente e racionalidade comunicativa: pontos de intersecção PDF
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Conceções dos professores sobre ambientes educativos tradicionais e ambientes educativos inovadores PDF
Bento Cavadas, Marisa Correia


 

 

Rev. Intern. Form. Prof., Itapetininga, SP, Brasil, e-ISSN 2447-8288

Ano de fundação: 2015

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