CO2 na floresta nativa de Caxiuanã - Melgaço/PA

Paulo Vinícius Caldas da Silva, Ana Karla dos Santos Pontes, Adriano Marlison Leão de Sousa, Joyse Tatiane Souza dos Santos, Rommel Benicio Costa da Silva

Resumo


Estudos de fluxo de CO2 na Amazônia sugerem variação sazonal na troca de energia e matéria entre seus ecossistemas e a atmosfera. Evidências apontam que o comportamento da floresta como fonte ou sumidouro de carbono é sensível à flutuação sazonal das chuvas, que por sua vez é influenciada por eventos de macroescala de nível global. Por conseguinte, analisamos a variabilidade climática diária e horária dos fluxos de CO2 no leste da Amazônia durante os anos de 2007 e 2008. Os padrões de comportamento do fluxo de matéria e energia foram relacionados com a sazonalidade das chuvas e com a oscilação do Índice Oceânico Niño. Obtivemos resultados para as duas estações de cada ano. Os dados de fluxo de CO2, H2O e energia foram computados pelo sistema de covariância de vórtices turbulentos Edisol, que encontra-se instrumentado em uma torre de observação micrometeorológica na Flona de Caxiuanã. A taxa média de pico da produtividade líquida ecossistêmica desse ecossistema oscilou entre -22,97 e -37,33 µmol de CO2 m-2 s-1 para os ciclos diurnos dos anos 2007 e 2008. No primeiro ano, não houve significativa variação de influxo entre a estação chuvosa e seca. Por outro lado, em 2008 houve notória variabilidade sazonal na captura de CO2 pela floresta. Tais comportamentos ocorreram em virtude da dinâmica do fluxo de energia e da disponibilidade de água, os quais regularam a condutância estomática da vegetação. O saldo de produtividade líquida ecossistêmica deste local foi estimado em -8,72 t C ha1 ano1 para os anos aludidos. O período pode ter sido particularmente produtivo devido à ausência de uma forte anomalia de El Niño.

 


Texto completo:

34-53

Apontamentos



 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.