Análise discursiva da primeira página de jornais nos inícios de mandato de FHC, Lula e Dilma

Camila Reis de Godoy, Maria Antonia Silveira de Oliveira, Rafael Prearo-Lima

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar manchetes de jornais a partir dos conhecimentos teóricos da Análise do Discurso francesa. Para isso, selecionamos como corpus de análise as manchetes da capa de dois jornais de grande circulação, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, nos inícios de mandato de FHC, Lula e Dilma. Conseguimos observar os efeitos de sentido das manchetes sobre um mesmo acontecimento e, por meio deles, constatar como esses jornais se posicionam ideologicamente.


Texto completo:

03-27

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.