Avaliação da funcionalidade de idosos institucionalizados através do Índice de Barthel e sua correlação com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF)

Murilo Rezende, Tania Cristina Malezan Fleig

Resumo


Introdução: O comprometimento da capacidade funcional do idoso tem implicações importantes, uma vez que a incapacidade ocasiona maior vulnerabilidade e dependência na velhice, sendo necessário recorrer a instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s). Assim, a avaliação da capacidade funcional, juntamente com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF), é de suma importância para detectar o grau de dependência e para elaboração do plano terapêutico. Objetivo: Demonstrar através da avaliação funcional as características funcionais de idosos em ILPI’s, identificando a possível relação do instrumento de Índice de Barthel com a ICF. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com 55 idosos institucionalizados com idade média de 79,7±10,2 anos. A capacidade funcional foi avaliada através do Índice de Barthel, sendo os domínios deste instrumento relacionados com as categorias da ICF. Cada idoso foi qualificado quanto às limitações funcionais conforme a ICF. A análise de dados foi descrita em média, desvio padrão e frequência. Resultados: 72,7% dos idosos foram do sexo feminino, sendo a doença de Alzheimer o diagnóstico mais observado (45,4%). No que diz respeito à capacidade funcional, pelo Índice de Barthel, houve um predomínio de idosos com dependência severa (41,8%). Na relação das categorias da ICF com os domínios dos instrumentos de avaliação funcional, mostrou-se positiva em todos os itens. Conclusão: A relação do instrumento de avaliação funcional com a ICF possibilitou-nos uma visão ampliada sobre o processo de envelhecimento de uma população de idosos institucionalizados.

Texto completo:

22-33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.