Implementação de uma rede mesh segura utilizando o protocolo olsr aplicada a smart grids

Alexandre Silva Rodrigues, Yagor Santos Duarte, Bruno da Silva Alves, Tiago Antonio Rizzetti

Resumo


A implementação de uma rede elétrica inteligente requer uma rede de comunicação segura, confiável e bidirecional para interação entre os diversos dispositivos do sistema elétrico. Nesse contexto, a utilização de redes mesh apresenta-se como uma alternativa promissora. A principal característica desse tipo de rede é a autoconfiguração da topologia. Para isso, as tabelas de roteamento são trocadas entre os nós. Dessa forma, é necessário impedir que dispositivos não autorizados acessem a rede. Nesses termos, esse trabalho apresenta uma proposta para garantir a autenticidade dos nós participantes de uma rede mesh, através da assinatura das mensagens de controle do protocolo OLSR, via o plugin Secure OLSR e uma arquitetura de gerenciamento de chaves simétricas.

Palavras chave: Rede mesh. Protocolo OLSR. Arquitetura de gerenciamento de chaves simétricas. Redes Elétricas Inteligentes

Texto completo:

170-189

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.