Aplicação de técnicas de engenharia de sistemas ao programa nanosatc-br, desenvolvimento de cubesats

Tiago Travi Farias, Lorenzzo Quevedo Mantovani, Marcos Antônio Laurindo Dal Piaz, Otavio Santos Cupertino Durão, Nelson Jorge Schuch

Resumo


O trabalho tem como objetivo estudar as recentes técnicas de Engenharia de Sistemas, iniciadas há algumas décadas pela NASA devido à quantidade e complexidade de trabalhos a serem realizados e a sua aplicação no Programa NANOSATC-BR, Desenvolvimento de CubeSats. É demonstrado o quanto estas técnicas de Engenharia de Sistemas são benéficas para a Gestão de projetos complexos, que no caso do Programa NANOSATC-BR, abrange dois grandes Projetos: Projeto NANOSATC-BR1 - CubeSat 1U e Projeto NANOSATC-BR2 - CubeSat 2U. O Programa possui como primeiro objetivo o desenvolvimento e capacitação de Recursos Humanos, trabalhando com nanossatélites de padrão CubeSat (cada unidade - 1U - possui 100mm de aresta e aproximadamente 1,33 Kg de massa). O Programa tem suporte e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Palavras chave: Plano. Engenharia de Sistemas. NANOSATC-BR. CubeSats

Texto completo:

33-41

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.