Investigação de manifestações patológicas em sistemas estruturais de concreto armado: estudo de caso em edificação pública

Juliana Furtado Arrobas Martins, Cesar Fabiano Fioriti

Resumo


Trata-se de um estudo de caso realizado no Núcleo Morumbi (antigo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério – CEFAM) pertencente à Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Presidente Prudente, no Brasil, onde através de inspeção visual foram identificadas as manifestações patológicas existentes nos sistemas estruturais em concreto armado da edificação. Para isso foi realizada a análise dos aspectos gerais das anomalias, com o objetivo de identificar o dano encontrado. Os problemas detectados que ocorreram com maior incidência foram: corrosão de armaduras, fissuras, nichos, irregularidades geométricas, manchas escuras, lixiviação e eflorescências. Diante do exposto, notou-se que os danos poderiam ter sido minimizados caso houvesse um efetivo controle da qualidade durante o processo construtivo das estruturas analisadas, aliado a um programa de manutenção preventiva. Por fim, espera-se que esse trabalho possa servir de alerta para projetistas, construtores e usuários, para que tenham cuidados com as especificações de procedimento de execução das estruturas, assim como a sua utilização.


Texto completo:

90-102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.