Inscrições temporais e perpetuações imagéticas nas séries fotográficas
Resumo
Apresentamos neste trabalho uma trajetória histórica das séries fotográficas, as principais
manifestações de sequencialidade fotográfica na modernidade e as referências centrais de articulação e
justaposição de imagens a partir de diferentes modalidades de temporalidade. Para tanto, pontuamos ao longo do
presente artigo a crença e os valores ligados à ideia da verdade fotográfica, destacando os paradigmas
cientificistas até meados do século XX. A partir do fortalecimento da arte conceitual na década de 70, novas
possibilidades de transposição da realidade foram abraçadas, ressignificando os modelos de temporalidade e
sequencialidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BOSI, Ecléa. Cultura de massa e cultura popular: leituras operárias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRISOLARA, Valéria Silveira; MEDINA, Roberto. Poesia e autoria: a voz que fala no eu-lírico. In:
SEMANA DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 10, 2014, Porto Alegre. Anais.
Porto Alegre: SEPESQ, 2014, p. 1-8. Disponível em:
> Acesso em: em 1 nov. 2018.
BRITO, Leomar Jesus Ferreira de. A Temporalidade na Imagem Fotográfica. In: CONGRESSO DE
CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 9, 2008, Guarapuava, PR. Anais. São
Paulo: INTERCOM, 2008, p. 1-15. Disponível em:
Acesso em 29 out.
CATANHO, Fernanda Jansen Mira. A edição fotográfica como construção de uma narrativa visual.
Revista Discursos fotográficos, Londrina, PR, v.3, n.3, p. 81-96, 2007. Semestral. E-ISSN: 1984-
Disponível em:
Acesso em: em 2
nov. 2018.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes,
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas, SP:
Papirus, 1999.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes,
ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, v. 9, n.
, p. 29-46, dez. 2007. ISSN 1982-2553. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/download/1485/956> Acesso em 2 nov. 2018.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva,
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Barcelona, ES: Gustavo Gili, 2010.
OLIVEIRA, Débora Soares; OLIVEIRA, Kamila Nogueira de; PORTO, Bruno Carrijo. A arte após o
advento da fotografia. Revista Eletrônica de Comunicação. Franca, SP, v. 6, n. 1, p. 1-10, 2011.
ISSN: 18099696. Disponível em:
Acesso em 1 nov. 2018.
PIERCE, Charles S. Semiótica. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 1990.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. Trads. Iraci D. Poleti e
Regina Salgado Campos. São Paulo: Senac, 2009.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Trad. Constancia Egrejas. São
Paulo: SENAC, 2010.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.