Programa computacional para a identificação automática de exoplanetas

Patricia Oliveira Montanger, Willian Zalewski

Resumo


A coleta de informações ao longo do tempo se aplica em inúmeras situações, sendo de grande interesse a análise desses dados de maneira rápida e eficaz. Dados coletados ao longo do tempo podem ser representados por uma série temporal, como acontece com as curvas de luz de exoplanetas. Neste trabalho buscamos desenvolver métodos para a análise dessas séries a partir da aplicação de gráficos de recorrência, uma ferramenta de visualização de séries temporais baseada na exploração do seu comportamento característico. Assim identificamos exoplanetas por meio de algoritmos de aprendizagem de máquina e junto a validação cruzada avaliamos seus desempenhos.


Palavras-chave


Séries temporais; Curvas de luz; Gráficos de recorrência; Aprendizado de máquina.

Texto completo:

PDF

Referências


ZALEWSKI, Willian. Modelagem Simbólica de Padrões Morfológicos para a Classificação de Séries Temporais. Curitiba, PR, p. 55-58, 2015.

MITCHELL, T. M. Machine Learning. Boston, USA: McGraw-Hill, 1997.

The UCR Matrix Profile Page. Disponível em: http://www.cs.ucr.edu/~eamonn/MatrixProfile.html. Acesso em: 2018.

CASTRILLÓN, J. P. B. Análise de Curvas de Luz do Corot usando diferentes processos comparativos: estimando períodos de rotação estelar. UFRN, 2010.

AMARAL, Fernando. Introdução à Ciência de Dados: mineração de dados e big data. Alta Books Editora, 2016.

REZENDE, Solange Oliveira. Sistemas Inteligentes: fundamentos e aplicações. Editora Manole Ltda, 2003.

BELAIRE-FRANCH, Jorge. CONTRERAS, Dulce. Recurrence Plots in Nonlinear Time Series Analysis: Free Software. Dept. of Economic Analysis University of Valencia, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.