Gênero e educação física escolar: análise das ações didáticas das professoras e dos professores da educação básica
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGUIAR, Alessandra Aparecida Dias et al. Relações de gênero na prática do futebol. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física cultural: escritos sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016. p. 165-180.
ALTMANN, Helena. Educação Física Escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015.
BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOCCHINI, Daniel; MALDONADO, Daniel Teixeira. Estudos culturais em ação: tematizando o funk na escola pública. Cadernos de Formação RBCE. v. 5, n. 1, p. 33-44, 2014.
BORGES, Clayton César de Oliveira. Sprawl, arm drag, double leg, touché...Tematizando a luta olímpica em um currículo culturalmente orientado. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017. p. 30-41.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CORSINO, Luciano Nascimento. O badminton como possibilidade para (Co)Educação Física Escolar: caminhos e perspectivas. In: VENÂNCIO, Luciana et al. Educação Física no Ensino Fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as) pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017. p. 191-206.
CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. Relações raciais e de gênero: a educação física escolar na perspectiva da alquimia das categorias sociais. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro, v. 24, n. 45, p. 57-75, 2014.
CRUZ, Marlon Messias Santana; PALMEIRA, Fernanda Caroline Cerqueira. Construção da identidade de gênero na Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 116-131, 2009.
DEVIDE, Fabiano Pires et al. Estudos de gênero na Educação Física brasileira. Motriz. Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 93-103, 2011.
DORNELLES, Priscila Gomes. Marcas de gênero na Educação Física Escolar. A separação de meninos e meninas em foco. Motrivivência. Ano XXIII, n. 37, p. 12-29, 2011.
FAUSTO-STERLING, Anne. Dualismo em duelo. Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: p.9-79.
GARCIA, Emilia Fernandez. Prólogo. In: KNIJNIK, Jorge Dorfman; ZUZZI, Renata Pascoti. Meninos e meninas na Educação Física: gênero e corporeidade no século XXI. Jundiaí, SP: Fontoura, 2010. p. 15-22.
GARCIA, Rafael Marques; BRITO, Leandro Teofilo. Performatizações queer na Educação Física Escolar. Movimento. Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 1321-1334, 2018
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
JESUS, Felipe de Souza; FREIRE, Elisabete dos Santos. Experiências e reflexões de um professor transgênero diante da docência na Educação Física No Ensino Médio. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba: CRV, 2018. p. 195-212.
JESUS, Mauro Louzada; DEVIDE, Fabiano Pires. Educação Física Escolar, co-educação e gênero: mapeando representações discentes. Movimento. Porto Alegre, v. 12, n. 3, p. 123-140, 2006.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Educação Física Escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões: revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014.
NAGHETTINI, Fernando Cesar. Lutar é coisa de menina? In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Praticando estudos culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009. p. 133-141.
NASCIMENTO, Aline Santos. Tematizando a queimada nas aulas de Educação Física: o currículo cultural em ação. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 3, v. 1, p. 11-27, 2017.
NICOLINO, Aline Silva; PARAÍSO, Marlucy Alves. Escolarização da sexualidade: o silêncio como prática pedagógica da Educação Física. Movimento. Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 93-106, 2018.
OLIVEIRA, Dayane Maria. Trilhando o ritmo Sertanejo. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017. p. 42-52.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz. Quando a mulher continua sendo a “outra” na ginástica rítmica. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017. p. 115-127.
RAMOS, Michelle Rodrigues Ferraz; DEVIDE, Fabiano Pires. O discurso docente sobre a relação entre conteúdos de ensino e identidades de gênero. In: DORNELLES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCWENGBER, Maria Simone Vione. Educação Física e gênero: desafios educacionais. Ijuí: Unijuí, 2013. p. 169-192.
SANTOS JÚNIOR, Flávio Nunes. Brinquedo nada inocente: as práticas de meninos e meninas – relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 2, v. 1, p. 130-139, 2016.
SANTOS, Luiz Alberto. “A Pablo Vitar não é Deus”: desconstruindo questões de identidade de gênero na dança pop. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí (SP): Paco, 2018. p. 133-139.
SANTOS, Luiz Alberto; NUNES, Hugo César Bueno. “Riscando a faca” no Raimundo Correia. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. LIMA, Maria Emilia. Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática – volume 2. São Paulo: FEUSP, 2014. p. 203-220.
SILVEIRA, Ana Aparecida Tavares; DIAS, Maria Aparecida. Repensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola. Motrivivência. Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-15, 2019.
SOUSA, Claudio Aparecido; MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA; Marcos Garcia. Círculo de cultura e Educação Física: a tematização do funk na escola. Kinesis. Santa Maria, v. 36, n. 1, p. 116-129, 2018.
TAVARES, Marie Luce. Se ela dança, eu... e quem mais dança? – a dança como conteúdo da Educação Física e o convite à discussão de gênero. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018. p. 213-230.
TAVARES, Marie Luce; TAVARES, Anna Carolina. Educação para a diversidade: (Des)construindo as relações de gênero e sexualidade nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 191-204.
UNBEHAUM, Sandra. A Educação Física como um espaço educativo de promoção da igualdade de gênero e dos direitos humanos. In: KNIJNIK, Jorge Dorfman; ZUZZI, Renata Pascoti. Meninos e meninas na Educação Física: gênero e corporeidade no século XXI. Jundiaí, SP: Fontoura, 2010. p. 23-38.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.