Avaliação de carga e descarga de pilhas

Keila Guerrero de Oliveira, Renan Giareta, Helton Fernando Scherer, José Ricardo Cezar Salgado

Resumo


Neste trabalho foram analisadas pilhas com tensão de 1,5 V e capacidade de carga de 900 mAh, com objetivo de investigar o desempenho elétrico através do comportamento de carga e descarga de diferentes marcas, tipos e origens, para que posteriormente sejam realizadas comparações de eficiência entre modelos e custo por energia. Para a análise do desempenho elétrico foi utilizado um ciclador de corrente/tensão modelo FE800GP da marca Flyever. Os resultados alcançados demonstram que o potencial descarrega com o tempo a uma determinada densidade de corrente aplicada. Após breve período em repouso, o potencial retorna até próximo ao valor inicial e descarrega novamente com uma cinética maior.


Texto completo:

PDF

Referências


Resolução Nº 257, de 30 de junho de 1999. http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=257, acessada em 25/02/2019.

TICIANELLI, E.A., GONZALEZ E.R., Eletroquímica: Princípios e Aplicações, Vol.17 EdUSP, 1998.

BOCCI, N.R., FERRACIN, L.C., BIAGGIO, S.R.. Pilhas e Baterias: Funcionamento e Impacto Ambiental. Química Nova na Escola, 2000.

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pilha.asp, acessada 07/02/2019.

http://www.abinee.org.br/, acessada 25/02/2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

 

Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, SP, Brasil, ISSN: 2359-232X

 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.